Home Duque de Caxias Mutirão contra dengue movimenta Caxias
Duque de Caxias - Notícias - 19 de janeiro de 2013

Mutirão contra dengue movimenta Caxias

Larvas do mosquito da dengue encontrada em casas da Vila São Luís
Larvas do mosquito da dengue encontrada em casas da Vila São Luís

 

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias com apoio da Secretaria Estadual de Saúde promoveu neste sábado (19/1), um mutirão contra dengue com ações em bairros  da cidade. Na ação que envolveu outros órgãos da administração municipal  foram mobilizadas mais de 500 pessoas entre agentes e profissionais de saúde e voluntários. Foram visitados  cinco mil imóveis comerciais e residenciais, distribuídas  duas mil capas de caixa d’água e 30 mil panfletos.

Na Praça do Pacificador, no centro, foram montadas barracas para atender moradores e brinquedos educativos para as crianças. No local, a Secretaria de Saúde montou também um laboratório de entomologia que chamou a atenção de quem passava pela praça. Nele, através de microscópios era possível acompanhar o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti.

Na praça e nas ruas do entorno, agentes de saúde abordavam os moradores explicando como deveriam proceder para evitar a proliferação das larvas do mosquito.  A iniciativa recebeu aprovação da população. Valéria Bezerra do Vale, moradora da Vila Urussaí, no segundo distrito pode tirar suas dúvidas com um agente de saúde. “Mantenho minha caixa d’água sempre limpa e não deixo nada que possa acumular água no quintal”, disse a moradora acrescentando que alguns vizinhos já contraíram a dengue.

Prefeito Alexandre Cardoso acompaha limpeza no Parque Adelaíde
Prefeito Alexandre Cardoso acompaha limpeza no Parque Adelaíde

Na Vila São Luiz mais de 100 profissionais de saúde do município e do estado percorreram as ruas do bairro, visitando mais de mil domicílios. Em muitos foram encontradas larvas do mosquito da dengue.  Na Rua Martins Pena o morador da casa 663 foi surpreendido pelos agentes que encontraram muitos focos e larvas do Aedes aegypti.  As caixas d’água foram cobertas com capas plásticas e o morador orientado a limpar seu terreno onde residem mais quatro famílias.

Agentes vistoriam imóvel na Vila São Luís e descobrem foco do mosquito
Agentes vistoriam imóvel na Vila São Luís e descobrem foco do mosquito

Novas ações

             De 23 de janeiro a 22 de fevereiro serão realizadas outras ações de combate ao mosquito da dengue. A primeira será no bairro Parque Duque, na comunidade Dois Irmãos. Dia 25, os agentes percorrem a Vila São Luiz e no dia 30, Mangueirinha e Campo do Tricolor, no bairro Centenário.

Em fevereiro o trabalho de combate a dengue será feito nos bairro Bar dos Cavaleiros, Praça do Vinagre e Rua Dr. Manoel Teles, dia 1º; Chácaras Rio-Petrópolis, Praça Jovita Feitosa e Frango Dourado, dias 6; Saracuruna, dia 18 e Jardim Primavera e Praça da Rua Dois, dia 22.

 

Garis limpam rua do Parque Adelaíde, em Duque de Caxias
Garis limpam rua do Parque Adelaíde, em Duque de Caxias

Alexandre Cardoso destaca papel da população no combate a dengue

 

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, participou  do mutirão. Ele percorreu  diversas áreas do município onde  além do combate a dengue houve retirada de lixo.  Segundo Alexandre Cardoso a parceria com o governo do estado tem sido fundamental para as várias ações que a Prefeitura vem desenvolvendo em todos os distritos.

“O governador Sérgio Cabral tem sido um grande aliado não só nesta luta contra que estamos empreendendo para combater a dengue em Duque de Caxias, mas também em outras atividades. No entanto, é fundamental que a população esteja ao nosso lado nesta campanha. Este mutirão que estamos fazendo no final de semana tem o objetivo de conscientizar o morador da necessidade de sua participação no combate aos focos da larva do mosquito transmissor da doença. Se todos fizerem a sua parte podemos evitar a dengue na cidade”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira, explicou que o programa de combate a dengue será intensificado em toda a cidade até o final de fevereiro. “Temos pessoal percorrendo todas as áreas do município, seja aplicando larvicida, o carro fumacê passando pelos bairros e visita dos agentes nas casas e comércios. A população também deve fazer sua parte evitando, por exemplo, de colocar o lixo na rua, tampar caixas d’água. São cuidados podem reduzir os casos da doença no município”, disse.

Vistoria nos bairros

Durante a manhã deste sábado o prefeito Alexandre Cardoso percorreu os bairros de Santa Cruz da Serra, Saracuruna, Imbariê, Parada Angélica onde vistoriou a coleta de lixo nestas áreas e pediu aos moradores que não joguem o lixo nas ruas.

No Parque Adelaide, em Saracuruna, ele acompanhou de perto a limpeza da Rua José Fichiman, onde uma maquina e garis retiravam lixo que se acumulava no campo do Brasileirinho.  Na Rua Barão do Rio Branco, quatro caminhões recolheram os detritos e volumes que se acumulavam naquele local.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …