Prefeitura de Duque de Caxias anuncia pagamento do aluguel social e construção de condomínio para vítimas de Xerém
O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou nesta quarta-fera (23/1), que a verba para o pagamento do aluguel social para quem perdeu as casas em Xerém já foi liberada, em breve os primeiros beneficiados estarão recebendo a quantia de R$ 500 por até seis meses. A informação foi dada durante encontro com o secretário estadual de Obras, Hugo Braga e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). Na ocasião ficou acertada também, a construção de um conjunto de casas na localidade de Pedreira que deverá ser entregue em agosto.
Segundo Alexandre Cardoso, a meta da Prefeitura é, em três anos, retirar todas as famílias que moram em áreas de risco do município. “O dinheiro para o aluguel social foi liberado e em pouco tempo as pessoas que perderam suas casas irão receber o benefício. Também estamos oferecendo aqueles que tiveram as residências destruídas pelo temporal, um apartamento no bairro de Nossa Senhora do Carmo, que faz parte do programa do governo federal Minha casa, minha vida. São apartamentos de sala, dois quartos, banheiro e cozinha. O local conta com área de lazer e centro comunitário. Estão disponíveis, inicialmente, 100 apartamentos”, explicou.
Como a cidade conta com um grande número de pessoas que vivem em áreas de risco, a Prefeitura pretende intensificar parcerias com os governos federal e estadual para a implantação de conjuntos habitacionais para retirar estas famílias destes locais. Para isso, uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, na localidade de Pedreira ganhará até agosto um conjunto de 47 casas. Fabricadas em aço e com isolamento acústico e de calor elas ficam prontas em quatro dias. “Este projeto está em execução em Nova Friburgo e numa parceria com o governo do estado, estamos trazendo para Duque de Caxias. Ela tem inúmeras vantagens, por ser de montagem rápida. A expectativa é que em agosto tudo estará pronto. Inclusive os acessos e a área do conjunto.
Outra iniciativa da Prefeitura será a construção de mais 215 casas no Vale Verde. No entanto, este projeto levará cerca de dois anos para estar concluído”.
No encontro com o secretário de Obras do estado, também ficou definido que até o meio do ano as obras na Avenida Kennedy estarão concluídas. O projeto inclui também sinalização semafórica, para reduzir os índices de acidentes naquela via. Outra via que estará liberada ao tráfego é a Rua Pedro Lessa, no Gramacho, que em pouco tempo receberá camada de asfalto.“A parceria como governador Sérgio Cabral tem sido fundamental em nossos projetos para mudar Duque de Caxias. Acertamos um pacote de recapeamento de inúmeras ruas da cidade. O governo do estado também participará da recuperação da estrada que leva ao aterro sanitário em Belford Roxo. Encontramos a cidade com cerca de 50 mil toneladas de lixo, conseguimos retirar aproximadamente 20 mil toneladas. A via ficou afetada pelo excesso de caminhões com o lixo da cidade. A recuperação da estrada facilitará o nosso trabalho”, concluiu o prefeito de Duque de Caxias.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …