Seropédica: 2013 traz boas oportunidades de trabalho
O ano de 2013 acaba de iniciar e quem está a procura de trabalho já pode encontrar uma oportunidade ofertada no Centro Público de Emprego e Trabalho (CPETR).
De acordo com a secretária de Trabalho e Renda, Marcia Lopes, o principal objetivo do CPETR é a empregabilidade, que visa atender as necessidades de emprego e geração de renda no município de Seropédica, implementando projetos de qualificação profissional, visando a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos”, explicou.
A inscrição dos interessados é feita na própria sede do CPETR, que fica localizada a Rua Pedro Sérvulo de Araújo, Nº 202, KM 41. E os interessados em se candidatar a uma vaga devem comparecer a sede do CPETR, locxalizada a Rua Pedro Sérvulo de Araújo, Nº 202, KM 41, e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho. Já as empresas que quiserem ofertar suas vagas e procurar candidatos devem se cadastrar no CPETR e preencher o formulário de cadastro do empregador. “O número é bastante significativo se levarmos em conta que 2012 foi um ano em que a economia ficou estável, sem apresentar crescimento, praticamente, e as empresas pouco contrataram”, conta a secretária .
Ainda segundo ela, o que tem dificultado a inserção das pessoas no mercado de trabalho é a falta de qualificação e experiência. “Além de realizar cadastro para quem procura emprego, o centro público de emprego e trabalho oferece aos moradores uma gama de serviços, tais como orientação profissional, com o auxílio de psicólogos; tirar habilitação do seguro desemprego ou até mesmo emitir a carteira de trabalho”, disse a secretária.
ARTESANATO COMO FORMA DE GERAR RENDA
A Secretaria Trabalho e Renda mantêm a Casa do Artesão que funciona como um local fixo de comercialização dos produtos artesanais. O objetivo da Casa do Artesão é promover a capacitação na busca de desenvolver habilidades especificas, oportunizando a geração de renda e promovendo o espírito cooperativo de equipe dos artesões. “Pretendemos criar oportunidades para que os artesões exponham os seus trabalhos em feiras e exposições, além promover o espírito de cooperativismo e equipe nos artesões e após criar a cooperativa de artesões, encaminhando desta forma estes profissionais ao mercado de trabalho”, explica a secretária de Trabalho e Renda Marcia Lopes.
De acordo com a secretária a Casa do Artesão esta proporcionando o resgate e a valorização da cultura por intermédio da comercialização e divulgação dos produtos artesanais da região. “A Casa funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h”, disse.
Marcia Lopes explica que com a criação da Secretaria de Trabalho e Emprego iniciou-se o processo de formulação de cursos a serem disponibilizados na Casa do Artesão para o ano de 2013.
A Casa do Artesão fica localizada à Pedro Sérvulo de Araújo, Nº 202, Bairro Jardim das Acácias – km 41.
TELECENTRO SEROPÉDICA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS E OFICINAS
A Secretaria de Trabalho e emprego, por meio da Coordenadoria do Telecentro, abriu inscrições para diversos cursos no Telecentro Seropédica, localizado à Rua Joana Resende km 49.
Com o objetivo de promover entretenimento e educação estão abertas as inscrições para diversos cursos, entre eles destacam-se o informática básica, intermediário e avançado que irá proporcionar uma série de oficinas voltadas para a Comunidade, o Projovem, a Terceira Idade e para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Além das oficinas infantis, há inscrições também para cursos destinados à capacitação profissional de jovens e adultos, como Introdução à Informática.
O programa Telecentro faz parte do plano de inclusão digital e tem como intuito oferecer à população o acesso a internet, além de cursos e oficinas que permitam a qualificação para uso das ferramentas tecnológicas.
De acordo com Mariana Abreu, Coordenadora dos Telecentros de Seropédica, o objetivo principal dos telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. “Entre as diversas atividades desenvolvidas no telecentro, destacam-se: uso livre dos equipamentos; acesso à internet; cursos de informática básica; curso de navegação na internet; realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro; oficinas de alfabetização digital; entre outras”, esclareceu Mariana.
Para mais informações e realizar a inscrição nos cursos os interessados devem ir a unidade do Telecentro.
INFORMAÇÕES SOBRE O TELECENTRO SEROPÉDICA
1. O que é necessário para fazer inscrições nos cursos oferecidos no Tele Centro?
Identidade, CPF e comprovante de residência.
2. Quais cursos são oferecidos?
Curso de informática básica, intermediário e avançado, sendo que para cursar o curso de informática intermediário ou avançado será necessário o certificado de conclusão do Telecentro Comunitário do curso anterior.
3. Quais horários estão programados?
Terça e Quinta
9:00 as 10:00 destinado a Comunidade
10:30 as 11: 30 destinado a Projovem
14:00 as 15:00 destinado a Terceira Idade intermediário
15:30 as 16:30 destinado ao EJA
Quarta e sexta
9:00 as 10:00 destinado a terceira idade
10:30 as 11:30 destinado a Comunidade
14:00 as 15:00 destinado a Projovem
15:30 as 16:30 destinado as crianças( 9 anos aos 14 anos)
Deixando as segundas-feiras livre para o acesso a internet a comunidade, a reposição de aula entre outras coisas.
4. Existe um número estipulado de vagas para os cursos?
Sim, são 10 pessoas por turma.
5. Qual o local de inscrição?
No Telecentro Comunitário, localizado à Rua Joana Resende km 49 e na Secretária de Trabalho e Emprego.
6. Para maiores informações os interessados devem entrar em contato com quem, através de qual telefone, ou ir aonde?
Indo ao próprio Telecentro e em breve teremos telefone no Telecentro Comunitário
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …