Duque de Caxias forma parcerias para o desenvolvimento da piscicultura
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/Caxias), irá cadastrar os piscicultores do município com objetivo de promover o desenvolvimento desse mercado. Hoje, os piscicultores produzem cerca de 15 toneladas/mês de tilápias que são vendidas à rede hoteleira, o comércio local e em pesque-pague. A expectativa é comercializar aproximadamente mil toneladas/ano. Para conhecer o projeto, produtores e agricultores se reuniram na manhã desta terça-feira (12/03) com técnicos dos órgãos na Escola Barão de Mauá, em Xerém, onde se concentram os maiores produtores de pescado de água doce do município.
Participaram do encontro à secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Lauricy Fátima da Silva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Paulo Novelino do Rosário e a técnica de Recursos e Pesquisas da Fiperj, Micheline Leite. Com ajuda da Prefeitura e da Emater os técnicos da Fiperj vão percorrer as regiões com criação de peixes e identificar todos os produtores que terão ajuda junto ao INEA – Instituto Estadual do Ambiente, responsável pelo licenciamento para o funcionamento dos tanques. Vai ajudar também na aquisição de alevinos.
Aos produtores a secretária Lauricy Fátima disse que o governo municipal vem procurando a melhor maneira de melhorar a situação dos piscicultores e agricultores e que as demandas apresentadas nas reuniões já realizadas estão sendo analisadas pela sua equipe técnica. “O campo tem muitas coisas para mostrar e produzir. Anteriormente não houve incentivos para aumentar a produção. Com a cooperação técnica dos parceiros vamos melhorar as coisas”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Padro Paulo Novelino garantiu que o governo municipal está pensando em ideias e soluções para interligar as cadeias produtoras, visando a comercialização no mercado consumidor e para merenda escolar. “Além de vender a carne vamos usar o couro do peixe para confecção de bolsas, cintos e outros acessórios”, ressaltou Pedro Paulo.
Iniciado no estado no ano passado, o trabalho para identificação dos criadores pela Fiperj chega agora à Região Metropolitana. Será feito um diagnóstico e, a partir dessa coleta de dados, os produtores poderão contar com assistência técnica e de fomento, com ações para estimular o setor, além da ajuda para a legalização ambiental. A reunião contou com a presença de cerca de 30 criadores de peixes e pequenos agricultores do segundo, terceiro e quarto distritos interessados no assunto, onde puderam tirar dúvidas, e foram informados da vontade do prefeito Alexandre Cardosos de promover o desenvolvimento das regiões de criação de peixes e produção agrícola. Para isso foi assinado um acordo de cooperação técnica entre os órgãos envolvidos no trabalho.
O criador Ricardo Borges, da comunidade Tabuleiro, disse que tem uma pequena produção há seis anos e que com apoio poderá produzir até 10 toneladas a cada seis meses nos oitos tanques que possui em uma área de aproximadamente 10 hectares. “Falta incentivo governamental e mais facilidade no licenciamento ambiental para legalização da criação”, disse o piscicultor que cobrou melhoria das estradas vicinais. “Enfrentamos dez quilômetros de estradas ruins para escoar nossa produção. O problema é grande e muitos criadores estão desanimados”, desabafou Ricardo.
O médico veterinário e criador de tilápias Paulo Guilherme disse que a área rural tem grande potencial para piscicultura porque tem muita água. “Se todos os criadores se juntarem poderão produzir até mil toneladas de pescado por ano. Estamos tentando abrir uma fábrica de ração desde 2009. Até agora não conseguimos a licença ambiental. É necessária também a ampliação da produção de alevinos. É importante a fixação do homem ao campo”, finalizou o criador da comunidade Bambu Amarelo”.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …