Caxias lança programa de incentivo à leitura
A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias apresentou na noite de sexta-feira (22/03), na Biblioteca Governador Leonel Brizola, o programa Biblioteca Viva, inspirado no modelo de organização da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, no bairro Cangulo. O espaço de leitura foi fundado pelo professor Antônio Carlos de Oliveira, que foi convidado pelo prefeito Alexandre Cardoso para ocupar o cargo de coordenador da biblioteca do município. O encontro contou com a presença do subsecretário de Cultura André de Oliveira, e do presidente da Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetc), Celso Pansera.
“O programa pretende transformar os espaços das bibliotecas públicas, articulando com a população local, o desenvolvimento de atividades ligadas ao fomento e incentivo à leitura. A ideia também é dar oportunidade de moradores de comunidades mais afastadas de conhecerem a Biblioteca Leonel Brizola”, disse o professor Antônio.
O programa Biblioteca Viva vai estimular a criação de grupos gestores comunitários, responsáveis pela fiscalização do trabalho das bibliotecas. Para criação desses espaços será necessária a participação de parceiros, que poderão ceder espaços ociosos para implantação das bibliotecas vivas. A coordenação de política de livros apoiará as bibliotecas comunitárias na elaboração de projetos para captação de recursos com assessoria gratuita. Dos editais públicos podem participar com projetos ongs, igrejas e pessoas físicas.
Também serão firmadas parcerias com o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e a Superintendência Nacional de Bibliotecas Públicas, visando à organização do Sistema Municipal de Bibliotecas (públicas, comunitárias, escolares, rurais e salas de leitura).
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …