Mesquita inicia a Semana da Baixada Fluminense
A Prefeitura de Mesquita iniciou no dia 24 de abril a Semana da Baixada Fluminense. A história da Baixada foi o tema abordado no encontro. As atividades são desenvolvidas pela secretaria municipal de Educação (Semed).
A programação foi aberta com as palestras dos professores e escritores Nielson Rosa Bezerra, autor do livro “A Cor da Baixada: Escravidão, Liberdade e Pós Abolição no Recôncavo da Guanabara” e Manoel Ricardo Simões, autor de “Ambiente e Sociedade na Baixada Fluminense”, no auditório da prefeitura, além de exposições de livros históricos e geográficos e apresentação da maquete da Baixada feita por Manoel Ricardo. A subsecretária de Educação esteve presente ao evento e comentou sobre a importância de se discutir a história da Baixada; o poeta Lasana Lukata declamou alguns de seus poemas e o coral Vozes da Esperança, formado pelos alunos da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, cantou “Ela é carioca”, de Vinícius de Moraes e encantou os presentes.
Nos dias 25, 26 e 29 serão desenvolvidas outras ações em comemoração ao dia da Baixada. Acontecerão aulas/passeios pelos antigos engenhos da Baixada (Mesquita, Nova Iguaçu e Belford Roxo), sobre a história da escravidão na região; visitas às antigas freguesias (igrejas) do século XVIII, de Nova Iguaçu e a bacia do Rio Sarapuí e seus afluentes, em Mesquita. O encerramento acontecerá dia 30 (dia da Baixada), a partir das 12h, no auditório da prefeitura, com a apresentação de vários cantores locais convidados, que através do projeto Vozes da Baixada, cantarão Vinícius de Moraes.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …