Home Notícias Você já abraçou o seu filho hoje?
Notícias - Saúde e Bem-estar - 22 de maio de 2013

Você já abraçou o seu filho hoje?

abraçoComemorado no dia 22 de maio, o abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Abraços de família, pai, mãe, abraços coletivos, abraços engraçados, abraços grátis fazem a diferença na vida de um ser humano, podendo fazer do bebê um adulto feliz e seguro.

Uma pesquisa realizada no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, aponta que o vínculo forte e afetivo das mães com o filho contribui não só para diminuir o stress da criança como para desenvolver habilidades na vida adulta. E para os bebês prematuros e os de baixo peso que são mais frágeis e mais instáveis existe o projeto mãe-canguru, que corresponde a uma maneira simples de auxiliar esse recém-nato a melhor forma de adquirir seu crescimento e desenvolvimento normais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de vinte milhões de neonatos nascem em situação de prematuridade em todo o mundo diariamente. As consequências disso são as características negativas ao desenvolvimento normal do recém-nascido devido à imaturidade neurológica e fisiológica do mesmo. Além disso, vê se nas iniciativas de implantação desse projeto um importante mecanismo de humanização em relação às mães e à família em geral, e ao próprio bebê. “Reconhecida pelo atendimento humanizado, a UTI neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana é uma das pioneiras na prática do método canguru. Método este que permite a participação dos pais na recuperação dos bebês através do contato pele a pele entre mãe e filho e/ou entre pai e filho. Esta prática, além de estabelecer afeto e segurança entre pais e filhos, promove uma estimulação sensorial positiva,  estímulo ao aleitamento materno,  alívio da dor entre outros.  O tempo de separação é diminuído e a família adquire maior confiança em relação aos cuidados futuros do seu filho.”, ressalta Filomena Bernardes de Mello, Neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

“Aqui os recursos tecnológicos em uso não são empecilhos para que se faça o uso do Método Canguru, pois a experiência da equipe garante uma monitoração segura e até os prematuros em ventilação mecânica podem ser privilegiados pelo método, se estáveis clinicamente”, acrescenta a neonatologista.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …