Queimados: Mais de 1000 estudantes participam da abertura das Olimpíadas Estudantis
Socializar e integrar os estudantes da rede pública municipal e trabalhar simultaneamente o contexto esportivo e educacional. Este é o objetivo das Olimpíadas Estudantis de Queimados, que foram iniciadas nesta terça-feira, 28, na Vila Olímpica da Cidade. Os jogos contam com a participação de mais de mil alunos entre 10 e 17 anos, que competirão em oito modalidades esportivas: atletismo, futsal, futebol, basquete, futebol de areia, handebol, queimado e xadrez. Os pontos altos da cerimônia de abertura foram o juramento realizado pelo aluno do 9º ano da Escola Washington Manoel, José Douglas e quando a Pira Olímpica foi acesa pelo estudante do 6º ano da Escola Professor Joaquim de Freitas, Felipe de Jesus.
O dia foi marcado também pelo início das competições de atletismo, nas provas de salto em distância, lançamento de pelota, arremesso de peso, salto em altura e pelas corridas de 75m, 100m e 400m, que foram divididas em três categorias: Sub 11, Sub 14 e Sub 17. A próxima etapa das Olimpíadas Estudantis acontecerá na próxima semana, dia 06/06, com os jogos de Futsal, que serão realizados a partir das 09h, no Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, S/nº – Vila Pacaembu.
Para a Secretária de Educação, Mirian Motta, as Olimpíadas servem para socializar e integrar os jovens no contexto esportivo e ao mesmo tempo impor o projeto pedagógico desenvolvido na rede municipal. “O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de promover todos os anos as Olimpíadas Estudantis, onde apostamos nas inúmeras possibilidades de aprendizagem que o esporte propicia em relação ao desenvolvimento do comportamento da criança ou adolescente. Além disso, possibilita a integração entre alunos, professores e diretores das unidades escolares de nossa cidade”, frisou Mirian.
Formação de atletas
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro destacou a importância das escolas na formação de atletas. “Queimados hoje respira o esporte e nossa Vila Olímpica tem sido utilizada como aspecto de formação, que deve ser iniciada principalmente dentro de nossas escolas. Através das olimpíadas estudantis podemos descobrir talentos que tínhamos escondidos na nossa cidade, para começar a treinar e quem sabe no futuro não se tornar um atleta de ponta”, comentou Monteiro.
A moradora do Centro de Queimados, Nilva de Mello, compareceu a Vila Olímpica para torcer pelo filho Bruno, estudante do 9º ano da Escola Municipal Washington Manoel, que competiu na categoria do salto em altura. Além de participar das Olimpíadas, o menino pratica futebol de segunda a sexta e sonha em um dia se tornar igual ao jogador do Real Madrid Cristiano Ronaldo. Segundo Nilva, e esporte mudou a vida do filho. “Ajuda a despertar noções de disciplina e respeito ao próximo. O rendimento dele na escola melhorou depois que ele começou a praticar esporte e, em casa, também é outra pessoa, o que me deixa muito feliz”, contou.
Participam da quinta OLIMEQ as Escolas Municipais: Diva Teixeira Martins, Washington Manoel de Souza, Batista, Joaquim de Freitas, Francisco Manuel Brandão, Nelson Carneiro, Scintilla Excel, Leopoldo Machado, Carlos Pereira Neto, Metodista, Paulo Freire, Santo Expedito, José Anastácio Rodrigues e Cledon Cavalcante.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …