Exposição de arte naïf retrata festas populares do Brasil no Sesc São João de Meriti
O Sesc São João de Meriti abre, no próximo sábado, 8/6, a exposição “Festas Populares Naïf”, com telas que retratam celebrações brasileiras, como o Bumba meu boi e o São João na fazenda. Ao todo, serão 25 quadros do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN), tendo como tema principal folguedos, lendas, procissões e momentos tradicionais da nossa cultura. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h30 às 17h30. A mostra fica em cartaz até 2 de agosto.
O objetivo da exposição é difundir a arte naïf e aproximar o público desta linguagem de traços ingênuos e livres. Para essa mostra, a curadora Jacqueline Finkelstein, que também é diretora geral do MIAN, selecionou obras de pintores como Ermelinda, Tania Pedrosa, Gerardo de Souza, entre outros.
A palavra francesa naïf, traduzida para o português, quer dizer ingênuo. Os pintores naïfs são, em geral, autodidatas e sua pintura não está ligada a nenhuma escola e nem segue tendências ou modismos. Eles pintam sem obedecer a regras e tem como característica principal a liberdade.
Os pintores naïfs estão sempre ligados ao cotidiano de sua terra e de sua gente. Pintam em seus quadros temas relacionados à religião, ao folclore, à fauna, à flora, ao dia a dia nas cidades e no campo e, também, aos seus sonhos.
Serviço
Exposição Festas Populares Naïf
Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66. Tel.: 2755-7070
De 8/6/2013 a 2/8/2013
Visitação: terça a sábado, 9h30 às 17h30
Grátis
Classificação: livre
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …