Prefeitura de Caxias e Cedae remanejam rede para evitar enchente no Canal Caboclo
Com a proximidade do verão e das chuvas que acompanham a estação, a Prefeitura de Duque de Caxias está se antecipando para evitar o risco de novas enchentes. Os rios e córregos da cidade estão recebendo intervenções de limpeza e dragagem para facilitar a passagem das águas. Neste sábado (16/11), equipes da secretaria Municipal de Obras e da Cedae iniciaram o remanejamento da tubulação de uma adutora de 30 centímetros de diâmetro no canal Caboclo, no bairro Parque Lafaiete, no ponto entre as Avenidas Nilo Peçanha e Milton Mendonça. A canalização foi instalada anos atrás sobre o rio e com o aumento do volume de águas e o acúmulo de lixo acabava funcionando como uma barreira, impedindo o escoamento. A previsão é que a obra seja concluída ainda nesta terça-feira (19/11).
O trabalho faz parte de uma série de ações iniciadas nos rios, como dragagem manual e mecânica, para prevenir enchentes e cheias durante as chuvas de verão. No período, o canal Caboclo, por exemplo, costuma transbordar e alcançar um volume de águas cinco vezes acima do que pode suportar. Uma das causas era a passagem da canalização de uma adutora da Cedae sobre o riacho, que junto com o lixo despejado nas águas, formava uma represa.
Segundo o secretário Municipal de Obras, Luiz Felipe Leão, para que fosse realizada a manutenção foi preciso estreitar a passagem de veículos na Avenida Nilo Peçanha, na esquina com a Avenida Milton Mendonça. No entanto, para não causar prejuízos aos motoristas e pedestres, a prefeitura e a Cedae destacaram mais de 30 funcionários que deverão concluir as intervenções em tempo recorde. “Vamos retirar uma rede da Cedae que estava obstruindo uma galeria entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Milton Mendonça . Esta ação dá continuidade ao trabalho que estamos fazendo em diversos rios e canais do município. O próximo que receberá as equipes da secretaria de Obras será o rio Roncador”, comentou.
Além da retirada e reinstalação da adutora, os funcionários estão limpando e dragando o canal. Diariamente, de dentro das águas, são retiradas diversas toneladas de lixo. Brinquedos quebrados, garrafas pets e até móveis usados são descartados no riacho. O hábito é um dos maiores vilões no combate a enchentes. Os detritos acabam acumulando e formando barreiras que também impedem a passagem das águas, como explica o comerciário Cláudio da Silva, de 31 anos. Ele trabalha há cinco em um estabelecimento às margens do canal Caboclo e perdeu as contas das vezes que presenciou as águas do riacho ultrapassarem o muro de contenção, que possui quase cinco metros de altura, para invadir a loja.
“As pessoas também não ajudam. Se ficar olhando, logo aparece alguém jogando lixo no rio e as enchentes aqui são violentas. Os moradores já tiveram que amarrar carro no poste para não ser levado pela água. Mas confio que com esse trabalho da prefeitura as coisas vão melhorar”, concluiu o comerciário.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …