Queimados :Foliões recebem orientação e mais de 40 mil camisinhas
Nesta sexta-feira (13/2) a programação oficial do carnaval da cidade dá início e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Queimados acompanha os foliões com uma “festa de conscientização”. Com objetivo de orientar e alertar a população em tempo de folia, sobre a importância de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a equipe da Vigilância em Saúde realizou uma ação na Praça Nossa Senhora da Conceição, distribuindo 7.200 camisinhas. Além dos preservativos masculinos e femininos, gel e panfletos informativos sobre a transmissão de doenças, a equipe também encaminhou os interessados para o teste rápido de HIV e complementou a iniciativa com outras ações educativas, como orientação para tabagismo, hanseníase e tuberculose. Também houve medição de glicose, aferição de pressão arterial e pesagem do programa Bolsa Família.
Cheia de humor, a campanha contou a técnica da Educação em Saúde, Heloísa Helena de Oliveira, distribuindo os preservativos vestida com uma fantasia carnavalesca para chamar a atenção do público. Mais 30 mil camisinhas serão distribuídas durante o evento oficial e mais 5.228 foram dadas durante o “Baile da Terceira Idade” que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista, na última quinta-feira (12/2). A secretária municipal de Saúde, Dra. Fátima Cristina, explica que esta é uma determinação do Prefeito Max Lemos, de conscientizar as pessoas no período da festa momesca, e alerta a população. “Estamos fazendo a nossa parte e mostrando a importância de se cuidar. Vamos usar camisinha! A folia acaba, mas a saúde permanece!”, avisa a secretaria.
De acordo com a coordenadora do programa DST/Aids da pasta, Adriana Claudino, nessa época, a necessidade de conscientização é maior. “As pessoas curtem muito, beijam muito e namoram muito, é importante lembrá-las dos cuidados. Esta ação dá muito certo, sempre atingimos um grande público e evitamos doenças sexualmente transmissíveis no município”, destacou. A dona de casa Cristiane Lima adorou conhecer a camisinha feminina. “Aprendi como usar a versão feminina, a qual nunca tinha visto, e recolhi várias. Agora meu marido tem duas opções, é só ele escolher. Além disso, vou ajudar as amigas e primas solteiras, dando algumas para elas. Meus parentes homens também não ficarão de fora, vou distribuir lá em casa, camisinha no carnaval deles!”, disse Cristiane.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …