Home Duque de Caxias Armando Melo vira escola de teatro
Duque de Caxias - 2 de agosto de 2011

Armando Melo vira escola de teatro

Gutemberg Cardoso (de marrom) e Jorge Amorelli (de azul) na inauguração

O Teatro Municipal Armando Melo, inaugurado em 1967, no interior do Shopping Center, em Duque de Caxias, vai virar escola de teatro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 2 de agosto, pelo secretário de Cultura e Turismo, Gutemberg Cardoso. O espaço, que passou por reforma geral, ganhou novas poltronas vai se chamar Escola Municipal de Artes Cênicas Edgar de Souza, em homenagem ao ator e folclorista que durante décadas participou dos movimentos culturais e foi um grande incentivador das artes no município. A inauguração contou com a presença do vice-prefeito Jorge Amorelli, que representou o prefeito José Camilo Zito, de artistas, pessoas ligadas à cultura no município e autoridades locais.

Com capacidade para 80 pessoas, o TEMAM vai se tornar também um ponto de encontro de músico e atores. O local vai abrigar aos projetos “Som das Quartas”, “Teatro as Quintas”, “Música ao Meio Dia” e “Sextas Musicais”, além de cursos de iniciação teatral para crianças e adultos, sem cobrança de taxas.

Gutemberg Cardoso fez um balanço de sua gestão à frente do órgão por duas vezes, destacando a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, dos projetos realizados e para serem realizados como a construção do Palácio das Artes, que trará a assinatura do arquiteto conhecido mundialmente. Falou também do homenageado, Edgar de Souza, e agradeceu aos parceiros que ajudaram nas obras de reforma do TEMAM. “Nossos sinceros agradecimentos ao condomínio e comerciantes do Shopping Center, secretários municipais e amigos da iniciativa privada que doaram as poltronas do teatro”, ressaltou.

Anunciou, também, o lançamento, no dia 24 de agosto, do Inventário Turístico do município. “Dos mais de 5 mil municípios no país, Duque de Caxias é um dos cerca de 100 que conseguiu fazer esse levantamento. A partir de agora, o município poderá ser acessado em qualquer parte do mundo”, disse o secretário, destacando também a realização do 8º Festival Nacional de Teatro e a inauguração, quinta-feira, do telecentro da Biblioteca Municipal Ferreira Gullar, em Xerém. Elogiou o apoio do prefeito Zito a Cultura no município. “O povo quer cultura e o governo tem que ter responsabilidades. Duque de Caxias será o portal da Cultura da Baixada Fluminense”, destacou Gutemberg Cardoso.

O vice-prefeito Jorge Amoreli, parabenizou o secretário Gutemberg Cardoso pelas melhorias no Teatro Armando Melo, destacando ainda a passagem de Edgar de Souza pelo município e suas realizações e lutas pelo crescimento da cultura no município. Emocionado, cumprimentou familiares do homenageado presentes, a viúva Silmar Oliveira Souza, as filhas Aline e Luciana, e a neta Mariana.

A inauguração contou com a presença de secretários municipais, vereadores, atores, músicos ex-alunos dos cursos de iniciação ao teatro já realizado e de representantes de movimentos e grupos culturais do município. A Fundec foi representada por sua presidente, professora Roberta Barreto. Os músicos Cantídio e Chiquinho Maciel animaram o evento que reuniu mais de 200 convidados.

 

O músico Chiquinho Maciel animou o evento

 

Fonte:
Prefeitura de Duque de Caxias

Texto: Paulo Gomes
Fotos:
Paulo Martins

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …