Home Magé Escândalo: Ex- prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, bate boca com a população
Magé - Notícias - Política e Governo - 5 de agosto de 2011

Escândalo: Ex- prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, bate boca com a população

Núbia Cozzolino, prefeita cassada de Magè (região metropolitana do Rio) foi hostilizada pela população nesta quinta-feira, na saída de uma delegacia, onde havia prestado esclarecimentos após ter sido detida por supostamente estar destruindo provas na tesouraria da prefeitura.

A ex-prefeita comandou a prefeitura por cinco anos, antes de ser cassada em 2010 por improbidade administrativa (em função de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação na campanha de 2008). Núbia Cozzolino foi acusada de usar a máquina pública (da prefeitura) para fazer propaganda indevida de seu governo. Ela já havia sido afastada antes por desvio de verba pública e formação de quadrilha, e responde também por suspeita de fraudes na compra de uniformes para a rede municipal.

Após ser detida, juntamente com um servidor público, supostamente adulterando informações da folha salarial, Cozzolino prestou declarações à polícia e foi liberada. Na saída, foi vaiada pela população. A ex-prefeita então ironizou o protesto, jogando beijos para os manifestantes. Em alguns momentos, houve troca de agressões entre ela e alguns manifestantes mais exaltados.

Cozzolino negou que estivesse adulterando documentos. Ela disse que, como é funcionária pública cedida à prefeitura, tinha ido conferir a folha de pagamentos de um grupo de médicos. A Justiça Eleitoral proibiu a ex-prefeita de voltar à sede do governo municipal. Já o Ministério Público e o oficial de justiça que cumpria mandado de busca no local acusam a ex-prefeita de estar manipulando dados com o objetivo de esconder provas da existência de “funcionários fantasmas”.

Ameaças

A presidente do sindicato dos servidores de Magé, Sandra Rodrigues da Silva, alega ter sido ameaçada de morte pela ex-prefeita na noite de quarta-feira (3). Segundo Sandra, através de um recado, a ex-prefeita dizia que ela deveria sair da cidade para não ser morta. Foi Sandra quem denunciou ao MP que Núbia estaria adulterando dados da folha de pagamento da prefeitura.

“Recebi informações de servidores que trabalham no setor. As denúncias foram anônimas, aqui o pessoal tem muito medo”, disse Sandra. “Na terça-feira, eu estava na prefeitura quando vi Charles Cozzolino, a Jane Cozzolino, a Núbia Cozzolino e a Alessandra Dias Pacheco, que é a mulher do Dinho [Anderson Cozzolino, presidente da Câmara e irmão de Núbia]. Eu achei isso uma afronta, eles fazendo uma reunião dentro da tesouraria. Naquela hora eu liguei para promotoria”, revelou.

Pênis

A ex-prefeita Núbia também foi pivô de um fato inusitado em 2005, quando acusou sua adversária política Narriman Zito (PT) de ser a suposta responsável pelo sumiço de dois pênis de borracha (ambos morenos, de 12 e 15 centímetros), que pertenciam à Secretaria de Saúde do município. Zito negou qualquer envolvimento com o desaparecimento.

No último dia 31, a população de Magé elegeu Nestor Vidal como novo prefeito e deu fim à série de mandatos pelos quais a família Cozzolino dominou o poder da cidade desde 1982, com a eleição do pioneiro do clã, Renato Cozzolino (já falecido).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …