Casa da Cultura realizará festival de ladainha amanhã, dia 01
A Casa da Cultura da Baixada Fluminense realizará amanhã (01), a partir das 9h, o “Festival de Ladainha Arthur Emídio”. A iniciativa faz parte do projeto Ginga Baixada, com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal. O evento é uma homenagem ao mestre que difundiu a capoeira na Baixada Fluminense. No encontro haverá uma roda de capoeira feminina.
– Eventos como esse ressaltam e enaltecem a cultura de um povo que tem na sua história a marca do preconceito. Devemos falar de capoeira não só como uma prática esportiva, mas como um tributo a cultura negra, que tanto colaborou com a história do povo brasileiro – ressaltou a coordenadora do projeto, Ludmila Queiroz.
– A Casa da Cultura é uma organização de referencia na luta pela igualdade racial. Fico muito feliz de participar desse encontro de resistência da cultura africana. A capoeira ainda sofre muito preconceito – afirmou a superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Leila Regina.
Programação do Festival
9h – café da manhã
10h – Abertura do Evento e composição da Mesa de Debate: “A Capoeira como instrumento de resistência do povo negro”.
Mediadora:
Ludmila Queiroz – coordenadora do projeto Ginga Baixada
Convidados:
Leila Regina – Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SUPPIR Meriti
Cecília Ramos – Professora, especialista em História da África pela Universidade de Brasília (UNB) e mestranda em Letras e Ciências Humanas pela Unigranrio
Carlos Santana – ex-deputado federal
12h – Almoço
13h30 – Roda de Capoeira feminina
14h15 – Início da Apresentação das músicas
16h- Encerramento do Evento
Local: Rua Machado de Assis, Lote 12 – Quadra 84, Praça da Bandeira – São João de Meriti
Contato: (21) 2751-5825
Mapa
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …