Home Duque de Caxias Câmara de Caxias promove quarta edição da Tarde com História
Duque de Caxias - Política e Governo - 18 de outubro de 2011

Câmara de Caxias promove quarta edição da Tarde com História

 

A quarta edição do projeto Tarde com História, promovida pelo Instituto Histórico da Câmara dos Vereadores, foi realizada, na segunda-feira (dia 17/10), no Plenário Vilson Campos de Macedo. O jornalista e escritor Carlos de Sá Bezerra foi o convidado especial do dia para ser entrevistado. Em meio a um bate-papo informal, numa espécie de mesa redonda, ele respondeu a uma série de perguntas feitas pela bancada de entrevistadores do projeto, formada pelo presidente da Câmara, Dalmar Lírio Mazinho, a vereadora e líder de Governo, Fátima Pereira, a Fatinha, da diretora do Instituto Histórico, Tânia Amaro, dos jornalistas, Alberto Marques, Dina Guerra e Fernando Caldas, além dos professores, Leonardo Palhares e Rogério Gomes.

Durante o encontro, sob os olhares atentos da plateia, formada em sua maioria por estudantes, o jornalista Bezerra fez revelações importantes sobre a história de Duque de Caxias e da imprensa, desde a época dos anos 50, quando chegou à cidade em 1953. Aos 85 anos de idade e 57 de profissão, entre seus relatos, Bezerra destacou suas participações na luta pela emancipação de Duque de Caxias e na campanha do Petróleo é Nosso, quando os americanos queriam tomar posse. Falou ainda sobre a época da Ditadura, quando foi preso e torturado, e destacou personalidades que marcaram a história da cidade, entre eles, Tenório Cavalcante, conhecido como o homem da Capa Preta.

Bezerra é fundador da Revista Caxias-Magazine – atual Rio Magazine – tendo participado da fundação da Associação de Imprensa da Baixada (AIB) e da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), sendo membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA), da qual já foi presidente.

O projeto Tarde com história, aberto para a população, tem como objetivo entrevistar personalidades que fazem parte do enriquecimento histórico da cidade e os depoimentos são gravados e depois editados em DV. O material fará parte do acervo do Instituto Histórico e distribuído à rede de ensino para enriquecer o conhecimento da História de Duque de Caxias.

 

Mariléa Lopes
Assessora de Imprensa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …