Rdio, serviço de música on-line, chega ao Brasil no dia 1º
O Rdio, serviço de música on-line que disponibiliza milhões de canções de diversas gravadoras para escuta imediata e ilimitada por meio de planos mensais de pagamento, será lançado no Brasil no dia 1º de novembro.
Haverá dois planos. O mais barato, para escutar músicas só em computadores pessoais, no desktop ou no navegador, custará R$ 8,99 por mês. O outro plano, a R$ 14,90, será para quem quiser ouvir o acervo também em aparelhos móveis. Em ambos, o usuário poderá ouvir todo o acervo de forma ilimitada, sem pagar individualmente pelo que escuta.
O Rdio (em inglês, pronuncia-se o nome da letra R seguido de “dio” –algo próximo de “ar-diou”), baseado em streaming (reprodução imediata on-line), chegará ao país em parceria com a Oi, e será chamado no Brasil de Oi Rdio.
A versão brasileira do Rdio terá 12 milhões de músicas, no início. Roberto Guenzburger, diretor de produtos móveis da Oi, diz que o acervo brasileiro terá um “sabor mais local”, mas incluirá grande parte do acervo dos Estados Unidos, trazendo músicas de gravadoras como Warner, Sony e Universal.
O site brasileiro do serviço já está no ar, em versão beta (de testes), mas ainda não é possível se cadastrar no Brasil.
A partir do dia 1º, os brasileiros poderão testar o serviço de graça por uma semana. O teste será na versão mais completa (de R$ 14,90), que inclui a possibilidade de ouvir o acervo em aparelhos móveis.
Não será necessário ser cliente da operadora Oi para ter o serviço. Guenzburger diz, no entanto, que clientes da Oi terão ofertas especiais para o Rdio. “A grande expectativa é ter uma penetração dentro da nossa base de usuários. É um serviço que atrai e fideliza o cliente.”
Aplicativos para iPhone, Blackberry, Android e Windows Phone 7 estarão disponíveis em breve para o público brasileiro, mas só poderão ser usados por quem tiver o serviço de R$ 14,90.
O serviço para computadores pessoais, a R$ 8,99, poderá ser usado no próprio navegador ou por meio de um programa para desktop.
O Rdio também tem um modo off-line, que permite que músicas que o usuário sincronizou com seus aparelhos sejam reproduzidas sem necessidade de conexão à internet –com a ressalva de que dentro do próprio aplicativo.
Há uma ferramenta social interna no Rdio, com que é possível, por exemplo, compartilhar playlists com amigos. Ele também tem integração com o Facebook.
PRIMEIRO NO BRASIL
Serviços de música on-line do tipo –que permitem escutar de forma ilimitada, por meio de planos mensais, um acervo robusto de diversas gravadoras, sem necessidade de aquisição individual de faixas e álbuns– já são comuns nos Estados Unidos e na Europa
O primeiro nessa linha que chega ao Brasil é o Rdio. Por enquanto, só está disponível nos EUA e no Canadá. Nos Estados Unidos, concorre com serviços como o Spotify, que tem uma versão gratuita, sustentada por propagandas.
O Rdio foi fundado Niklas Zennström e Janus Friis, os criadores do Skype.
Fonte: Folha.com
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