Cursos profissionalizantes da Faetec já têm mais de 50 mil candidatos inscritos
Informática, idiomas e construção civil são as áreas mais procuradas. Prazo de inscrição termina no dia 30 de janeiro
É grande a procura pelos cursos de profissionalização oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Até a manhã desta quarta-feira (18/01), já tinham se inscrito 53.479 pessoas interessadas em fazer uma qualificação de curta duração para ingressarem no mercado de trabalho ainda este ano. A oferta total é de 112.090 vagas, a maior já feita pelo Estado. Os cursos mais procurados são os de informática, de idiomas (inglês e espanhol) e de construção civil, sendo que o de soldador é o mais requisitado. As aulas serão realizadas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) e em outras unidades da rede localizadas em todas as regiões do estado.
O prazo de inscrição, que começou no dia 10 de janeiro após o lançamento dos cursos feito pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, termina no dia 30 deste mês. No dia 31, a Faetec realiza o sorteio público das vagas. A listagem será divulgada no site da fundação no dia seguinte, 1º de fevereiro. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 1º a 17 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 27 de fevereiro.
A inscrição deverá ser feita somente pela internet, no site www.faetec.rj.gov.br. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP.
Os contemplados deverão comparecer à unidade escolar do curso para o qual foram sorteados levando certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade, conforme o pré-requisito do curso pretendido. O candidato que não comprovar as informações solicitadas no ato da matrícula terá sua inscrição cancelada.
Formação para o mercado de trabalho
Os CVTs oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região, o que aumenta a empregabilidade do aluno que sai capacitado para trabalhar em segmentos com demanda no mercado. Já existem 31 unidades no estado, com mais de 80 cursos. Já os Ceteps, com 58 unidades e 156 cursos, detêm a maior oferta de vagas da Rede Faetec.
– Os cursos oferecidos pela Faetec regionalizam a mão de obra e formam profissionais em todas as regiões. Além dos jovens, os cursos podem ser feitos por pessoas que já trabalham e querem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está vivendo. O estado é líder na atração de investimentos e estamos oferecendo para as empresas um trabalhador qualificado – diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …