Magé: Mutirão no combate contra a dengue mobiliza equipes de saúde no bairro Capela
Equipes formadas por agentes de saúde e de endemias participaram da ação de combate à dengue na Avenida Beira Rio e Rua Santa Rosa, no bairro Capela em Santo Aleixo, inspecionando imóveis, conscientizando a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos para evitar a formação de criadouros do mosquito.
A ação no distrito partiu do Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito que recebeu pacientes com casos da doença, além de denúncias de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Durante a manhã desta sexta-feira os agentes orientando os moradores com mensagens educativas, identificando criadouros e realizando o tratamento preventivo em locais com água parada.
Os técnicos relataram que os locais que oferecem maior risco são os mais simples como latas no quintal, piscina, bacia e brinquedos infantis. E entre os flagrantes encontrados durante o mutirão houve um caso de caixa d’ água sem tampa e lixo. A idosa Leida Andrade da Silva, 71, veio até o portão de sua casa para acompanhar ação e pedir a visita dos agentes. “É importante a gente fazer a nossa parte. Se todo mundo fizesse sua parte, ninguém ia sofrer com a doença”, disse.
Outro bom exemplo na comunidade foi da moradora da Rua Santa Rosa, Graça Alonso, 62, que além de colocar areia onde possa acumular água, ainda coloca plantas grandes em local coberto. “Tenho medo, medo, medo dessa doença (sic). Meu primo trouxe isso aqui pra casa (se referindo ao lavabo que está no quintal) e eu falei que ia acabar juntando água lá, ele deu um jeito e colocou areia lá pra mim. A gente precisa ficar de olho”, desabafou a aposentada.
O relatório final divulgado pela supervisão das equipes de agentes informou que, nas três microáreas assistidas pelo PSF de Santo Aleixo onde foi realizado o mutirão, 365 imóveis foram visitados, 279 receberam tratamento e 86 estavam fechados.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …