Gincana multicultural de Japeri já tem sua 1ª campeã
A Escola Municipal Professora Celita Rodrigues de Andrade é a primeira campeã da II Gincana Multicultural de Japeri. A final da disputa aconteceu nesta segunda-feira (27/06), na quadraPoliesportiva José Francisco de Oliveira (Quadra do Marabá). Para levar o troféu os alunos apresentaram danças e trajes típicos dos estados brasileiros, além do município de Japeri. A festa também contou com barracas de comidas e bebidas típicas de cada local. A iniciativa foi da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Para a gincana multicultural os estudantes retrataram os estados brasileiros, o Distrito Federal, além do município de Japeri. Cada escola representou um local. Para realizar as tarefas da gincana os alunos realizaram pesquisas sobre a história, cultura e curiosidades de cada local. A pesquisa começou a ser realizada no início de maio. Para a disputa final as escolas foram divididas de acordo com cada distrito: Engenheiro Pedreira e Japeri.
“Cada vez nossas escolas nos surpreendem mais. Vimos o comprometimento de diretores, professores, alunos, enfim, de toda equipe das escolas para fazer o melhor. Estão todas de parabéns pelo belíssimo trabalho. Estou feliz e emocionada com o desempenho de cada um em participar para fazer uma educação de qualidade em Japeri”, parabenizou a secretária de Educação e Cultura, Míriam de Paz.
A disputa começou com um desfile das bandeiras de cada estado, confeccionada pelos próprios alunos. Durante o desfile também foi apresentado um aluno caracterizado com trajes típicos. Logo depois os estudantes apresentaram uma paródia sobre a história de cada estado.
Para a avaliação da melhor torcida os estudantes fizeram seus gritos de guerra. O ponto alto da festa ficou por conta das danças típicas de cada local. Os jurados também tiveram que avaliar a caracterização das barracas, além dos tipos de comidas e bebidas típicas oferecidas.
As escolas de educação infantil São Jorge, Manoel Julio de Amorim e Creche Janderson representaram, juntas, o estado do Amapá. Logo em seguida se apresentaram as escolas municipais Santo Antônio (Maranhão), Santa Amélia (Ceará), Vereador Dário Lins (Mato Grosso), Vereador Paulo Felix Saudade (Paraná), Jardim Belo Horizonte (Goiás), Antônio Groppo (município de Japeri), Duque de Caxias (Distrito Federal), Pastor Tasso Andrade de Oliveira (Sergipe), Professora Celita Rodrigues de Andrade (Amazonas), Professora Etiene de Souza Oliveira (São Paulo), Santa Terezinha (Alagoas), Governador Leonel de Moura Brizola (Tocantins), Bernardino de Melo (Espírito Santo), Professora Célia Sobreira (Rio Grande do Sul) e Santos Dumont (Acre).
Além de levar o troféu de grande campeã, a Escola Municipal Professora Celita Rodrigues de Andrade ganhou o troféu de melhor torcida. O prêmio de melhor dança ficou com a E.M. Governador Leonel de Moura Brizola, que trouxe para o palco as danças dos povos indígenas da região do Tocantins. A escola também levou o troféu de segundo lugar na soma geral. O terceiro lugar ficou com a E.M. Pastor Tasso Andrade de Oliveira.
O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Antônio Fazendeiro, da subsecretária de Educação e Cultura, Zuleika de Lima, do vereador Kerly Gustavo, além de demais profissionais da SEMEC.
Transferido local da segunda disputa
A final da II Gincana Multicultural para as escolas situadas no distrito de Japeri acontecerá nesta terça-feira (28/06), a partir das 9h. Devido a previsão de chuvas, o local da disputa, que aconteceria no Centro Desportivo e Recreativo Marcelino Rodrigues Rosa (quadra Nova Belém), foi transferido para a Quadra Poliesportiva José Francisco de Oliveira (Quadra do Marabá), que fica na Avenida Fleixeira, n° 100, bairro Marabá, distrito de Engenheiro Pedreira.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …