Grande Rio quer acabar com alas comerciais
A Acadêmicos do Grande Rio decidiu reduzir o número de alas comerciais para ajudar a escola, quinta colocada no último carnaval, a entrar na Avenida de forma mais compacta e alcançar o tão sonhado título de campeã da festa. Para o desfile de 2013, apenas fantasias de quatro alas serão postas à venda, como explica o recém-empossado presidente da tricolor de Caxias, Edson Alexandre.
– Nossa meta é acabar com todas as alas comerciais. Ano passado, desfilamos com oito, e agora reduzimos à metade. A escola gostaria de ter feito isso há mais tempo, mas a Grande Rio é relativamente nova, foi fundada há 24 anos, então houve todo um processo de evolução e de aceitação total na comunidade de Duque de Caxias e de toda a Baixada Fluminense, até que conseguisse o número necessário de componentes para o desfile. A Grande Rio veio do terceiro grupo, não é uma Beija-Flor, uma Mangueira, uma Portela… Conforme o povo de Caxias foi se empolgando com a Grande Rio, fomos conseguindo atrair mais componentes. Por isso, estamos fazendo essa limpeza gradativa, que certamente nos trará bons resultados – afirma o presidente.
No último desfile, a Grande Rio perdeu pontos no quesito harmonia tendo como justificativa para a penalização a ausência de canto dos componentes das alas. Segundo o diretor de carnaval da agremiação, Tavinho Novello, das nove alas citadas por um jurado como responsáveis por comprometer o quesito, sete eram comerciais.
– Um jurado nos deu 9,6 e apontou essas nove alas como as que tiveram problemas no canto. Duas eram da comunidade, sendo uma delas coreografada, e todas as outras eram comerciais. Trabalhamos tanto com a comunidade para conquistar o melhor resultado, então é inadmissível levarmos um 9,6 por esse motivo. Muitos dos componentes dessas alas comerciais são turistas, que inclusive são muito bem-vindos, e precisam apenas ser melhor distribuídos nas alas, justamente para não comprometer o nosso desfile. Muitas pessoas moram fora, mas amam a escola e merecem ter um espaço apesar de não poderem ensaiar com a mesma frequência que a comunidade. Mas ala entrar na Avenida sem cantar não pode acontecer. E vamos batalhar para melhorar isso – promete Tavinho, que assina a direção de carnaval da tricolor com Milton Perácio.
As alas comerciais cortadas são a Tuiuiú, Raízes, Chega Mais e Paulo 10. A Grande Rio ainda não definiu o enredo de 2013.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …