Acidente na Av. Presidente Kennedy, Duque de Caxias
Por volta de 13h30m deste domingo, 15 de janeiro, ocorreu um acidente envolvendo um Honda New Civic e um Monza na Avenida Presidente Kennedy, na bifurcação que fica na altura da extinta Clínica de Saúde (conhecida como Sanatório), do posto de gasolina e o Centro Pan Americano de Febre aftosa.
O Honda Civic foi realizar uma manobra (imprudente), saindo da pista em direção ao Lote XV para retornar a pista em sentido a Duque de Caxias, o condutor do Monza não teve tempo para desviar e pegou a frente do Honda.
Ninguém ficou ferido no acidente. Porém, um menino que estava no Honda Civic precisou de amparo pois ficou muito assustado com a batida.
O local tem sido cenário constante de acidentes devido a muitas vezes imprudência dos motoristas, mas também falta de sinalização adequada para alertar os motoristas.
De acordo com testemunhas, o cruzamento oferece alto risco para veículos e pedestres que precisam utilizar o local. E os acidentes são constantes, principalmente para os veículos que entram e saem do posto de gasolina no entorno.
Observando o local é fácil constatar porque de tantos acidentes: uma bifurcação em T que não têm nenhuma sinalização, nenhuma agulha ou entrada para os veículos trocarem de faixas. Não precisa ser um engenheiro com experiência para concluir que seriam necessários um sinal e recuos para os veículos trocarem de faixa, já que no local existe grande movimento de veículos e ônibus (Linha Suécia-Caxias e Parque Fluminense, via Fernando Ferrari-Caxias) que o dia inteiro precisam cruzar as pistas.
A Avenida Presidente Kennedy tem sido alvo de inúmeras reclamações dos milhares de usuários devido a seu estado precário de conservação, iluminação e sinalização. As obras que estão sendo realizadas há pelo menos 10 anos, não têm resolvido os inúmeros problemas da via. Vários sites e blogs da região abrem espaço para denúncias e reclamações, inclusive o blog Lurdinha já lançou um jogo, o famoso “Rally da Kennedy“, uma maneira criativa para lidar com o problema, já que o poder público não se manifesta.
A avenida é de responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro. A prefeitura de Duque de Caxias afirma que realiza obras de recuperação, mas que a responsabilidade é do Estado.
Ilustração que exemplifica a bifurcação no local. É claro, neste exemplo faltam todas as sinalizações adequadas. A imagem ilustra a manobra correta. Por exemplo, o motorista não deve usar o local para trocar de pista, realizando retorno. Muitos acidentes acontecem devido a manobra de retorno realizada ilegalmente.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …