Dia D de combate à Influenza em Duque de caxias mobiliza milhares de pessoas
Milhares de pessoas participaram do Dia D de combate à gripe, neste sábado (20/4), em Duque de Caxias. A Campanha, organizada pelo Ministério da Saúde, teve adesão imediata da Prefeitura que reforçou o atendimento nos postos de saúde para atingir sua meta e imunizar 100 mil moradores entre gestantes, idosos, mulheres em período pós-parto (até 45 dias), portadores de doenças crônicas e trabalhadores da área de saúde. O governo municipal também instalou tendas de vacinação nas praças do Pacificador, Humaitá e Roberto da Silveira. A praça da Mantiquira, em Xerém e uma igreja próxima à Praça de Imbariê também receberam postos avançados.No total, foram disponibilizados cerca de 100 pontos de vacinação pela cidade.
A abertura do Dia D aconteceu no Centro Municipal de Saúde, no bairro 25 de Agosto. O secretário de Saúde da cidade, Camilo Junqueira, também foi vacinado. Na ocasião, Junqueira destacou os esforços da administração municipal para imunizar a maior quantidade de pessoas possível e ressaltou que a imunização é a melhor maneira de impedir doenças graves, internações ou até óbitos por Influenza. “A composição da vacina é atualizada a cada ano para garantir a eficácia do produto. É necessário desmistificar que quando se toma a vacina contra a gripe, fica gripado. Com a vacina, a chance de pegar o vírus é menor, e se a pessoa fica gripada o agravamento é menor. Percebemos uma diminuição nas internações por complicações respiratórias ”, afirma o secretário antes de acrescentar que a meta do Dia D era imunizar três mil pessoas.
A vacina contra a Influenza tem ação imunitária durante 12 meses e é, comprovadamente, o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e das suas complicações. Desde que começou a participar da Campanha, o motorista Ovídio dos Santos, de 68 anos, nunca mais contraiu a doença. A imunização é tão importante para ele que fez questão de ser um dos o primeiros a ser atendido pela equipe do Centro Municipal de Saúde. “Não consigo me lembrar da última vez que tive gripe. A gente nesta idade não pode facilitar para doença. Uma gripe pode virar pneumonia e causar outras complicações. Para prevenir, tem que vacinar”, disse.
O administrador de empresas, João Chagas, 35, reuniu a família para fazer uma só viagem ao posto de saúde. Além de levar os avós para serem vacinados, ele também levou o filho, o pequeno João, de 1 ano e sete meses, para participar da Campanha. “É super importante tanto para os meus avós, quanto para o meu filho, estar com a vacina em dia. A gente tem que se prevenir e a cada hora surge um vírus diferente, um vírus novo.Se a vacinação fosse aberta a todos, eu tomava também”, concluiu.
A Campanha de vacinação contra a Influenza termina no dia 26. Até lá todos os postos de saúde de Duque de Caxias estarão atendendo diariamente das 8h às 17h.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …