Duque de Caxias: Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza
Começa nesta segunda-feira (15/4) a 15ª edição da Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza (H3N2). A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Saúde, mobilizou todos os postos de saúde para imunizar, até o dia 26, cerca de 100 mil moradores da cidade. Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas (de 2 a 59 anos) são o público alvo da campanha, que tem como objetivo reduzir a mortalidade e as complicações causadas pela doença.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Graça Lana, alerta sobre a necessidade da imunização. “A gripe é uma doença séria, que pode matar e com o aumento da incidência do vírus nessa época do ano são necessárias campanhas para imunizar as pessoas”, diz.
No sábado (20/4), será realizado o Dia D em todo o país, uma maneira de chamar a atenção da população do município para se vacinar. Segundo Graça Lana, o intuito da mobilização é conseguir atender o maior número de pessoas. “É um dia que a maioria das pessoas não trabalha e pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Queremos fazer uma festa para trazer a população”, afirmou. A campanha pretende levar, nesse dia, a vacinação para as Praças Roberto da Silveira, Pacificador e Humaitá, no Centro; além dos bairros de Xerém e Imbariê.
A Secretaria Municipal de Saúde pretende superar as metas atingidas na campanha do ano passado, quando 82% dos idosos foram vacinados, cerca de 78 mil doses aplicadas.
Influenza
A gripe influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, apresenta potencial para levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco como crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e dor de cabeça.
Contraindicação
Crianças menores de seis meses e pessoas com alergia ao ovo de galinha não podem ser vacinadas. Quem apresentar febre deve adiar a vacinação. Segundo normas do ministério da Saúde, é obrigatória a apresentação de prescrição médica para os portadores de doenças crônicas.
Apesar da maioria das pessoas não apresentar nenhum evento colateral, a vacina contra a Influenza pode causar febre e dor no local durante 48 horas. A recomendação nesse caso é para que o paciente procure uma unidade de saúde.
Serviço
Evento: Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza.
Local: Postos de saúde de Duque de Caxias.
Período: 15 a 26 de abril
Público-alvo: Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas (de 2 a 59 anos).
Evento especial: Dia da Mobilização Nacional (Dia D)
Data: 20 de abril
Horário: 9h às 17 horas.
Local: Postos de saúdes do município, e nas tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas praças Roberto da Silveira, Pacificador e Humaitá.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …