Home Duque de Caxias Duque de Caxias ganha Centro de Vídeo Monitoramento
Duque de Caxias - Notícias - 20 de agosto de 2013

Duque de Caxias ganha Centro de Vídeo Monitoramento

Duque de Caxias ganhou nesta sexta-feira (16/8) o Centro de Vídeo Monitoramento. A unidade ligada à secretaria municipal de Políticas de Segurança, contará, inicialmente, com 20 câmeras instaladas nas principais vias do centro da cidade.  A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice-prefeito Laury Villar, do coronel Mário Sérgio Duarte, secretário de Políticas de Segurança, do secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões e do comandante do 15º BPM, Ranulfo Brandão. Estiveram presentes os deputados Dica, Geraldo Moreira e Áureo, todo o secretariado do município, vereadores, entre eles o presidente do Legislativo, Eduardo Moreira, representantes da Justiça e do Ministério Público, o presidente da Faetec, Celso Pansera, o reitor da Unigranrio, Aroldy Herdy, entre outros convidados.

Guardas municipais acompanham o movimento nas ruas do centro
Guardas municipais acompanham o movimento nas ruas do centro

O prefeito Alexandre Cardoso destacou a importância do centro de monitoramento por contribuir para a segurança da população duquecaxiense. “A violência é combatida pela polícia, mas a segurança é papel de todos e este centro de monitoramento também é uma forma de cidadania por permitir que representantes da sociedade civil e órgãos da prefeitura, como as secretarias de Educação e Saúde possam discutir formas de contribuir para melhorar a vida das pessoas. Aqui estudaremos a questão da mobilidade urbana. Estamos trabalhando para trazer a paz”, disse.

Prefeito Alexandre Cardoso disse que o centro de câmeras reforça a cidadania em Caxias
Prefeito Alexandre Cardoso disse que o centro de câmeras reforça a cidadania em Caxias

“Temos ouvido a voz das ruas, ela está cobrando melhorias na saúde, no transporte público e na educação. É preciso ouvir esta voz. E será através da educação, da saúde, do transporte, destes serviços que iremos combater a violência. Queremos garantir o direito de ir e vir do cidadão e com estas câmeras poderemos impedir a ação de vândalos. Creio que este centro de monitoramento é um instrumento de paz”, afirmou o prefeito.

O secretário de Políticas de Segurança, coronel Mário Sérgio Duarte,ressaltou o apoio que recebeu do prefeito na instalação do centro de monitoramento. “Constitucionalmente cabe ao estado garantir a segurança. No entanto, este conceito está mudando, onde cabe também ao município investir na segurança. E a prefeitura de Duque de Caxias vem adotando esta prática ao investir em uma unidade como esta”, destacou.

Operadores irão acompanhar  o movimento nos principais pontos do centro da cidade
Para o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, a implantação da central de câmeras em Duque de Caxias não surpreende. “Conheço a forma de agir do prefeito Alexandre Cardoso e sei da sua preocupação com a questão da segurança e da tecnologia. Duque de Caxias passa a contar com um conjunto bem estruturado”, garante.

Qualquer problema batalhão da Polícia Militar é acionado
Nesta primeira fase de implantação da central de monitoramento, as câmeras irão funcionar entre 8 horas da manhã até às 18 horas.  A partir de setembro, elas funcionarão 24 horas. Segundo o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coronel Carlos Eduardo Milagres, o sistema tem capacidade de trabalhar com até 120 câmeras, o que deve ocorrer mais à frente. “Duque de Caxias vinha perdendo a oportunidade de contar com um sistema como este. Agora, estamos provando ao governo federal que temos uma política séria de segurança, tanto que conseguimos R$ 1 milhão de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública”, disse.

Durante a solenidade de inauguração o prefeito Alexandre Cardoso anunciou o lançamento do Fundo Municipal de Segurança Pública. O objetivo é que os empresários do município que estiverem interessados em participar adquiram uma das 100 cotas que serão oferecidas. “Cada uma das cotas tem o valor de R$ 10 mil e será aplicada na melhoria do Centro de Monitoramento. Tudo será transparente e poderá ser acompanhado pelos participantes”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …