Duque de Caxias recebe a primeira UPP da Baixada Fluminense
Passados seis meses da ocupação de uma das áreas mais violentas de Duque de Caxias, o Complexo da Mangueirinha, o local ganhou nesta sexta-feira (7/2) uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Primeira a ser instalada fora da capital fluminense, a inauguração teve a presença do governador Sérgio Cabral, do vice- governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito Alexandre Cardoso, do secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Carlos Menezes e o chefe de Polícia Civil, Fernando Velloso.
O governador destacou a importância da parceria com a prefeitura. “É muito gratificante ter esta parceria aqui em Caxias. Temos investido na cidade e agora, com a UPP, evoluímos ainda mais. Quebramos a hegemonia do cinturão da criminalidade nesta região. Com a UPP, vem a atividade econômica, uma vida nova, a tranquilidade das famílias, uma conquista. Vamos avançar tanto na Baixada quanto em São Gonçalo, Niterói e na cidade do Rio de Janeiro. Temos um processo de pacificação em curso desde 2008 e vamos continuar neste processo”, afirmou.
Para o vice- governador Luiz Fernando Pezão, a garantia da paz para a comunidade com a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora e o serviços trazidos pela prefeitura como modificaram a vida dos moradores do Complexo da Mangueirinha.
O prefeito Alexandre Cardoso lembrou que a decisão do governo do estado para a criação da primeira UPP fora da capital foi eminentemente técnica. “É a primeira UPP fora da capital e isto já é um marco. O complexo era o posto mais importante do Comando Vermelho na Baixada. Não foram poucas as vezes que a prefeitura vinha fazer a coleta do lixo ou trocar uma lâmpada, mas a violência impedia. Uma de nossas melhores escolas, Hermínia Caldas, atendia somente 500 alunos. Com a pacificação dobramos o número de alunos matriculados”, garante.
“Hoje uma mãe se sente tr anquila de ver o filho sair para brincar em qualquer horário. Trouxemos para a comunidade o lazer, acabando com um depósito de lixo que existia. Agora, ali há um campo de futebol e espaço para as crianças brincarem. Vamos construir um posto de saúde. Pretendo construir aqui um mirante. Assim as pessoas poderão desfrutar de uma paisagem que antes não era possível”, disse Cardoso.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariana Beltrame, as mudanças no Complexo da Mangueirinha podem ser vistas. “Pelo que vi aqui, sei que esta UPP pode se tornar um modelo. Pelo que já vi de obras, lazer, asfaltamento, regresso das crianças para as escolas. Acho que a Unidade de Polícia Pacificadora é um passo para que tudo isto aconteça”, comentou.
A UPP da Mangueirinha terá um efetivo de 220 homens que serão comandados pelo capitão Bruno Leite. “O nosso objetivo é garantir a paz e a tranquilidade dos moradores desta área. Queremos nos integrar a vida das pessoas. Para isso, pretendo promover reuniões periódicas com a comunidade, ouvindo os problemas e buscando soluções”, finalizou.
Estiveram presentes a solenidade de inauguração a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais, Tatyane Lima, o vice- prefeito Laury Villar, todo o secretariado municipal, deputados estaduais, deputado federal, representantes das polícias Civil e Militar.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …