Inaugurado em Duque de Caxias primeiro Centro de Educação Ambiental do Estado
Foi inaugurado nesta quinta-feira, 27 de dezembro, no terceiro distrito de Duque de Caxias, o primeiro Centro Público de Referência em Educação Ambiental do estado (CREIA), parte integrante da Reserva Biológica Municipal do Parque Equitativa. O CREIA conta com audioteca, biblioteca, copa, três banheiros e local para realização de palestras, além de área para cursos ao ar livre. O Centro foi batizado com o nome do ex-secretário de Comunicação e Eventos do município falecido recentemente, Luiz Carlos dos Santos. Mais conhecido como Luca, ele dedicou grande parte de sua vida à atividades culturais e ambientais.
O CREIA vai abrigar as sedes dos conselhos municipais de Meio Ambiente e Agricultura e o Fórum de Economia Solidária. O ato contou com a presença da mãe do homenageado, dona Maria Martins dos Santos; dos irmãos Mário e Márcia dos Santos; e do cunhado de Luca, Cremilson. Na ocasião, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, destacou o trabalho do amigo Luca e suas qualidades como poeta, músico e defensor da cultura e do meio ambiente em Duque de Caxias.
Maia falou de seu trabalho à frente da sua secretaria, destacando realizações como a criação da primeira Reserva Biológica Municipal do estado, a Rebio Equitativa, e a criação do Parque Municipal da Caixa D’Água, em Jardim Primavera. Em parceria com a iniciativa privada, criou a Fábrica de Floresta, do projeto Ciclo Verde, e implantou lonas ecoculturais no bairro Vila São Luís e no Museu Vivo São Bento.
As chaves da CREIA foram entregues ao professor Edson Moura, secretário executivo do conselho gestor da Rebio Equitativa. O evento contou com a presença de membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura; do conselho gestor da Rebio Equitativa; do Fórum de Economia Solidária; de lideranças comunitárias da região e de agentes do Batalhão de Duque de Caxias e da Patrulha Ambiental Civil. Todos elogiaram o trabalho do secretário Samuel Maia e agradeceram a construção do CREIA.
Edson disse que na gestão de Samuel Maia foi possível a aproximação das comunidades ao poder público. “Nesse quatro anos houve contato e diálogo com as autoridades municipais. Foram criados os Conselhos de Meio Ambiente e de Agricultura, além de outras reservas ambientais”, lembrou o professor, que mora no bairro Parque Equitativa há mais de 30 anos.
Cíntia Matos, do Fórum de Economia Solidária, agradeceu em nome dos artesãos a oportunidade vender seus produtos na Feira de Economia Solidária, realizada todos os meses na Praça Roberto Silveira. “Alem disso, temos, a partir de agora, um local digno e seguro para nossas reuniões”, ressaltou Cíntia Matos.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …