Home Notícias Cidadania Lutas do MMA para derrubar o mosquito da dengue em Caxias
Cidadania - Duque de Caxias - 28 de novembro de 2011

Lutas do MMA para derrubar o mosquito da dengue em Caxias

Duque de Caxias foi o primeiro município do Brasil a sediar uma luta de Mixed Martial Arts (Artes Marciais Misturadas), em espaço público e gratuito. O evento fez parte da campanha do governo do Estado no combate à dengue e foi promovido em parceria com a Prefeitura na Praça do Pacificador. Na luta principal na categoria peso-pesado o brasileiro Glover Teixeira venceu o norte-americano Ricco Rodriguez, ex-campeão do UFC. Outras nove lutas prenderam a atenção do público que nas arquibancadas. Quem não pôde entrar assistiu às lutas pelos telões instalados do lado de fora da arena. Os ingressos para as arquibancadas foram trocados durante a semana por pneus velhos.

 

 

O MMA contra a dengue fez parte da campanha “10 Minutos de Combate a Dengue”, já abraça pelo município para o combate ao mosquito Aedes aegypti e evitar uma epidemia da doença. Mobilizou cerca de mil funcionários municipais como agentes de endemias, profissionais das áreas de saúde, defesa civil, serviços públicos e da guarda municipal. O evento atraiu também muitas crianças que se divertiram embaixo da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, onde foram montados jogos com tema da campanha.

 

 

A campanha trouxe ao município o ministro da Saúde, José Padilha, que elogiou a iniciativa, o secretário estadual  Sergio Côrtes e o prefeito José Camilo Zito, que premiou um dos lutadores, além de parlamentares da deputada federal Andréia Zito e o secretário municipal de Saúde, Danilo Gomes.

 

O ministro José Padilha (E), Zito e Sergio Côrtes durante o evento

O prefeito Zito disse que no município o combate ao mosquito transmissor da dengue é feito durante todo o ano e que é importante a participação da população nessa luta. “Essa luta é do poder público, dos meios de comunicação e da população”, disse Zito. O ministro José Padilha falou que é fundamental a mobilização das pessoas já que 80% dos focos estão nas residências. Ressaltou que o Ministério da Saúde ampliou em 20% os recursos no combate à dengue para os estados e as cidades que promoverem campanhas inovadoras como a do MMA Contra a Dengue.

 

Luiz Carlos Teixeira, de 22 anos, morador do bairro Lote 15 tentou assistir as lutas com o amigo João Luiz. Eles levaram dois pneus recolhidos em um terreno baldio no dia da luta, mas não foi possível trocá-los por ingressos.  A arena já estava super lotada. “Pelo menos fizemos a nossa parte e colaboramos com a campanha”, disse Luiz Carlos que acompanhou pelo telão.

 

Nilviane, Carlos com as filhas Emanuelle e Isabelle

Carlos Eduardo Silva, da Vila Rosário, levou a esposa Nilviane e as filhas Emanuelle e Isabelle para se divertir no Jogo da Vida. Elogiaram a iniciativa da Secretaria de Saúde para atrai as crianças para as atividades educativas sobre a campanha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos:  George Fant e Cecília Rodrigues
Secretaria de Comunicação Duque de Caxias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …