Home Duque de Caxias Projeto Cidades de solda será tema de palestra
Duque de Caxias - Notícias - 1 de agosto de 2011

Projeto Cidades de solda será tema de palestra

Petrobras responde à demanda de mão-de-obra na área de soldagem com projeto de formação e capacitação. Gerente Setorial de Demandas de Mão de Obra Petrobras / PROMINP fala sobre  o tema no Seminário  “Solda, Brasil.

Com base no crescimento do setor de soldagem do país e a necessidade crescente de profissionais qualificados e atualizados com o que há de mais novo em tecnologia, a Petrobras implantou, em Campos Elísios, no município de Duque de Caxias (RJ), o projeto Cidade da Solda.

Erguida em um espaço de 500 m², com capacidade para comportar o público-alvo de cerca de 250 pessoas, o projeto Cidades da Solda – que começou em 2005 em Contagem, Minas Gerais, e depois seguiu para São Paulo, devido ao sucesso – responde à crescente demanda por mão-de-obra qualificada, ampliando a empregabilidade na área de soldagem da região. A unidade abriga oficinas de formação de soldadores, que estão sendo qualificados para o trabalho nas áreas de petróleo e gás, siderurgia, mineração, além de papel e celulose.

Os resultados, avanços e perspectivas do projeto “Cidade da Solda” vão ser tema de palestra do Gerente Setorial de Demandas de Mão de Obra da Gerência de Relacionamento Industrial da Petrobras / PROMINP, Lenart Nascimento, durante o Seminário  “Solda, Brasil”, que será realizado nos dias 30 e 31 de Agosto próximo, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro. Com apoio de diversas entidades que atuam no segmento da soldagem, projetos e engenharia industrial (ABEMI, CREA/SP, ABCE, ABECE, FEDERAÇÃO NACIONAL DE ENGENHEIROS, ABITAM etc.), o evento vai discutir e mostrar experiências, processos, novas tecnologias e soluções que venham contribuir para aprimorar os projetos das principais empresas brasileiras, públicas e privadas, especialmente na cadeia de petróleo e gás, indústria naval, siderurgia etc. O objetivo é fomentar o intercâmbio de informações estratégicas entre empreendedores, fornecedores e a área de desenvolvimento tecnológico, agregando conceitos e novas tecnologias na área de soldagem, para tornar os produtos e serviços mais seguros, econômicos e competitivos.

Mão de obra é um desafio

A questão da mão de obra, que será amplamente debatida no evento, é considerada hoje um dos maiores desafios para o desenvolvimento nacional, devido à escassez de profissionais especializados. Segundo pesquisa realizada pela Petrobras, pelo BNDES e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito do Prominp, mais de 50% das empresas que atuam na cadeia de óleo e gás entrevistadas para o estudo afirmaram não encontrar, no mercado, profissionais com experiência de solda para atender aos requisitos da Petrobras.

A Cidade da Solda de Duque de Caxias, que tem a Petrobras como a principal patrocinadora, oferece cursos de níveis básico, médio e avançado na área de soldagem, com 300 horas aula no total do curso. Segundo a Petrobras, o projeto adota a metodologia do SENAI, com conteúdos programáticos adequados à construção da autonomia do aprendiz durante sua formação e seleciona pessoas que moram no entorno de refinarias ou de canteiros de obras do setor de Petróleo e Gás Natural, oferecendo cursos gratuitos na área de soldagem.

Além de ser uma excelente forma de suprir a demanda para o trabalho de soldagem, a inauguração da unidade em Caxias é, ainda, um trabalho de forte cunho social. A Cidade da Solda desenvolve módulos de aperfeiçoamento para quem já tem alguma experiência ou está desatualizado na área adquirir condições de entrar nela, e outro de qualificação, voltado a atender às exigências da Petrobras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …