Agência Reguladora vai apurar incidentes com trens urbanos do Rio de Janeiro
Após dois problemas ocorridos com os trens urbanos hoje (1º) em São Cristovão e no Méier, ambos na zona norte doRio de Janeiro, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou que abriu um processo para apurar as causas dos incidentes e que a Supervia poderá ser advertida e até multada.
De acordo com a SuperVia, concessionária que administra o sistema de trens urbanos da região metropolitana do Rio, um problema na rede aérea impediu o prosseguimento de um trem que partiu de Japeri, na Baixada Fluminense, com destino à Central do Brasil, no centro. Por isso, os passageiros tiveram que caminhar pelos trilhos até a estação do Méier. Técnicos da concessionária estão no local fazendo reparos.
Pouco depois, já em São Cristovão, defeitos no sistema de tração de um dos trens do ramal de Saracuruna, também na Baixada Fluminense, causaram atrasos de 20 minutos na circulação, que já foi normalizada.
Usuária do sistema de trens da cidade, a bióloga Mariana Louro de 23 anos, vai de Cascadura, na zona norte, ao centro todos os dias. Segundo ela, os atrasos são constantes e falta organização da SuperVia para controlar o tráfego nos horários de maior movimento.
“Várias vezes entre as estações o trem parava mais de uma vez, todos os dias. Ficava parado três, cinco minutos e isso atrasa a viagem. Eu não sei como eles fazem em relação ao controle. Porque dizem que param porque tem outro carro na frente. Então é em relação à organização, ao horário e à saída dos trens. Não sei se é muito trem pra pouca linha”, explicou.
As panes nos trens urbanos têm se tornado frequentes. Somente no último dia 27, passageiros também tiveram que descer e caminhar pela linha férrea por causa de dois problemas nas composições. Os incidentes ocorreram em Triagem e em Piedade, também na zona norte da capital. A Agetransp ainda não concluiu as investigações sobre os episódios.
Fonte: Jornal do Brasil
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …