Japeri prepara lei de acessibilidade
Japeri será a sexta cidade a ser beneficiada com o projeto “Mobilidade Urbana – programa Calçada Acessível”, realizado pelo Sistema Firjan, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a prefeitura da cidade. Na segunda-feira (14/05), o projeto foi apresentado para os secretários municipais. O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores.
O secretário de Urbanismo e Habitação, Dênis Macedo, explicou sobre a apresentação da cartilha. “Estamos preparando uma cartilha técnica sobre acessibilidade. Queremos contar com a parceria das secretarias para que a cartilha fique mais completa. Os próximos passos serão a apresentação da cartilha para os moradores, prevista para 29 de maio, e, mais tarde, a criação da lei de acessibilidade no município para adequação de calçadas, banheiros, rampas, piso tátil e corrimãos em estabelecimentos públicos e privados”, destacou Dênis.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Cleber Joaquim de Farias, dos secretários Claudio Vieira (Governo), Carlos Alberto Loroza, o Pelé (Esporte, Turismo e Lazer), Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Milca de Oliveira (Assistência Social e Trabalho), Antônio Fazendeiro (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Roberta Bailune (Educação e Cultura), Najan Rego (Segurança, Trânsito e Transportes), Wendel Coelho (Obras e Serviços Públicos), Michele Oliveira (Agricultura e Meio Ambiente), além da subsecretária de Urbanismo e Habitação, Fátima Guimarães Ferreira Reina.
Também participaram do encontro o arquiteto da regional Rio da ABCP, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, além dos técnicos do projeto, Luciane Santos (assessora) e Marcelo Kaiuka (coordenador), ambos da representação regional área 1 da Firjan, que engloba nove municípios: Japeri, Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.
“O objetivo desta cartilha é padronizar os projetos urbanísticos, respeitando as normas de acessibilidade tanto em calçadas como em estabelecimentos. Agradecemos muito a parceria e a dedicação da prefeitura e da ABCP para a realização deste projeto”, explicou Marcelo Kaiuka.
O projeto “Mobilidade Urbana – programa Calçada Acessível”, conta com o apoio do Ministério das Cidades, do Ministério Público, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e do Núcleo Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ).
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …