Home Japeri Vereador de Volta Redonda prega união entre câmaras de todo estado
Japeri - Notícias - Política e Governo - 6 de julho de 2011

Vereador de Volta Redonda prega união entre câmaras de todo estado

O vereador de Volta Redonda Luis Cláudio da Silva, o Soró (DEM), participou ontem(6) do mais uma reunião da Abracam (Associação Brasileira das Câmaras Municipais) em Japeri, na Baixada Fluminense. No encontro, Soró, que é presidente estadual da entidade, afirmou que os parlamentares levantaram a necessidade de mais união da classe.

– Os vereadores estão vendo a necessidade de uma classe mais unida. Às vezes, a gente não faz intercâmbio com as cidades vizinhas e outras cidades têm muitos projetos legais. A classe médica, os trabalhadores, professores e bombeiros, que são nosso exemplo hoje mostram a importância de união da classe. Vale à pena se unir, indiferente de ideologia, partidos – relatou Soró.

A Abracam está promovendo uma série de reuniões pelo país para discutir a necessidade de renovação e adequação das leis orgânicas dos municípios. A última reunião havia acontecido na Câmara de Volta Redonda. Na ocasião, a discussão que tomou maior parte do evento foi quanto ao número de cadeiras das câmaras do país.

– Ontem, comentamos isso de novo: o número de cadeiras de vereador. Tem cidade que se respeitar à lei a situação fica inviável e outras já suportam bem. Há essas diferentes realidades – avaliou.

No encontro de Volta Redonda, o presidente estadual da Abracam havia dito que os parlamentares voltarredondenses não precisariam votar o número de cadeiras, já que a Lei Orgânica municipal determinava 21. Agora, contudo, Soró apresentou um parecer diferente.
– Tinha um advogado especialista esclarecendo as dúvidas apresentadas e ele explicou que, mesmo assim, vamos ter que votar, porque é a regra para todo mundo. Essa é a vantagem desses encontros. Às vezes, não temos o conhecimento total e os especialistas nos ajudam – pontuou, lembrando que o próximo encontro deve acontecer no norte do estado do Rio.

Participaram da reunião 38 pessoas, sendo 26 vereadores de cidades como Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Japeri. Do Sul Fluminense estavam, além de Soró, representando Volta Redonda, o presidente da Câmara de Vereadores de Mangaratiba, Edison Ramos, o Edinho (PMDB).

Crítica à reforma

Outro assunto que teve lugar no encontro foi a Reforma política, que vem sendo discutida no Senado e, posteriormente, deve ser votada na Câmara de Deputados. Soró criticou o fato de as propostas de mudança acontecerem sempre em anos anteriores a eleições municipais.

– Só modifica quando há eleição para vereador e câmara. Os vereadores se tornam cobaias. Estamos buscando uma movimentação nacional para a reforma política não ser feita a toque de caixa. A gente percebe que atrapalha eleição para vereador, o quadro política se torna diferente. Por que não fazer quando é eleição para deputado – questionou.

 

 

Fonte:  Diário do Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …