Magé: Programa saúde na escola pretende combater a obesidade entre os alunos
Aquelas conhecidas frases “criança saudável é criança forte” e “criança magra não é saudável” não é mais a preocupação de profissionais de saúde, educadores e pais. Estamos em um momento em que combater a obesidade não é uma questão estética e sim uma questão de saúde.
Para combater esse mal que atinge 10% das crianças brasileiras a Prefeitura de Magé, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde iniciaram o Programa Saúde na Escola (PSE), que busca combater a obesidade acompanhando os alunos regularmente, e implantando nas escolas o hábito da alimentação saudável.
O programa acontece dentro da escola, uma equipe do PSF mais próximo é mobilizada para fazer o acompanhamento das crianças, medindo altura e pesando uma a uma. Essa ação acontecerá periodicamente, e os professores abordarão em sala de aula a importância de uma alimentação balanceada, as vantagens de trocar um biscoito por uma fruta, refrigerantes por sucos, e assim implantar hábitos alimentares que ajudem a melhorar a saúde dos alunos.
Além do acompanhamento dos alunos são realizadas palestras com os alunos, a primeira aconteceu do dia 8 de março na Escola Municipal Horácio Silva Mello Silva, Leque Azul em Mauá, e o professor de Educação Física, Carlos Roberto Passos falou sobre a importância da alimentação de qualidade, o tema da palestra foi “Dando o ponta pé inicial sobre o programa de saúde preventiva”.
Durante os dias 7, 8 e 9 de março profissionais de saúde fizeram a pesagem de alunos do Leque Azul, da Barbuda, de Andorinhas, da Capela, da Conceição, e do Horto. Na próxima semana outras escolas serão beneficiadas pelo programa.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …