Mesquita comemora Dia Nacional do Livro Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil, em Mesquita, comemorado no último dia 18, foi marcado por diversas atividades realizadas nas escolas da rede municipal. As ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do setor de Incentivo à Leitura, contaram com feiras de livros, exposições, rodas de leitura, venda de livros a preços populares, teatro de fantoches, troca-troca de livros, oficina de desenho com o programa Mais Educação, entre outras atividades.
Na Escola Municipal Doutor Manoel Reis, em Edson Passos, cerca de 400 estudantes, do 1º e 2º segmento do ensino fundamental participaram ainda de sessões de cinema gratuitas com a exibição do filme Menino Maluquinho. A escola promoveu também exposições com trabalhos produzidos pelos próprios alunos sobre os livros infantis do escritor brasileiro, Monteiro Lobato e realizou a ciranda da leitura, onde os alunos fizeram do pátio uma grande biblioteca ao ar livre. “O incentivo a leitura deve ser feito desde pequeno. As crianças transformam o livro em uma verdadeira aventura, enriquecem culturalmente e aprendem o prazer de ler. Em Mesquita mantemos uma política pedagógica voltada para a leitura, onde realizamos projetos como o biblioteca/clube da leitura nas escolas. E nas unidades onde não existe o espaço físico para biblioteca, o livro chega aos alunos através do carrinho itinerante. O que importa é o livro chegar até os estudantes”, afirma a secretária municipal de Educação, Fátima de Souza.
As comemorações continuaram ao longo da semana em outras unidades municipais. Ontem (20), alunos da Escola Maria Isabel, no bairro de Cruzeiro do Sul, participam da Contação de Histórias. As ações, que têm parceira com o Sesc de Nova Iguaçu, aconteceram também nas escolas: Ely Baiense, Irena Sendler, Expedito Miguel, Vereador Américo dos Santos, Rotariano Arthur Silva e Genair Ramos. Já na unidade Professora Cássia Valéria houve teatro de fantoches e na Escola Maria Dollores, os alunos participara da produção e confecção de livros nas salas de aula.
Segundo a Secretária, Maria Fátima, todos os projetos, trabalhos e livros produzidos pelos estudantes ficarão expostos, a partir da próxima segunda-feira (23), na mostra interativa que será montada na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no bairro de BNH. A exposição será aberta ao público.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …