Mesquita fecha escola para segurança de alunos e professores
Cerca de quatro mil alunos de oito escolas da rede municipal de Mesquita não vão estudar hoje (11). A ordem partiu do prefeito Artur Messias (PT) para assegurar a segurança das crianças, familiares, professores e funcionários, durante a operação do Bope da tropa de Fuzileiros Navais para combater a ação de traficantes no bairro Chatuba, responsáveis pelo assassinato de seis jovens moradores de Nilópolis. Dois postos municipais de Saúde também permanecerão fechados até que a situação seja normalizada.
Segundo o prefeito Artur Messias a instalação de uma Companhia da Polícia Militar, anunciada através do governo do Estado poderá neutralizar a ação de traficantes no bairro, que é habitado por cerca de 40 mil pessoas, o maior do município. “Notamos que a violência aumentou nos últimos anos por causa da presença de traficantes que teriam se deslocado do Rio para impor o terror aqui. O assunto é de conhecimento do governador Sérgio Cabral e da cúpula das polícias Civil e Militar”, disse Messias, que já foi vítima de um sequestro relâmpago em 2008 quando saía de sua casa no Bairro Vila Emil, Centro do município. No início deste ano, seu segurança Luciano Salles foi assassinado com vários tiros, também no portão de sua casa.
CHATUBA É FAVELA: É UM BAIRRO
“Ao contrário do noticiário, a Chatuba não é uma favela, é um bairro com ruas largas, saneadas e asfaltadas”, afirmou o prefeito, defendo o bairro, que é axaltado nas músicas do saudoso Dicró. Ele disse que foi abordado por algumas famílias hoje cedo, que protestaram com o tratamento dado através da imprensa. “Além de toda a tragédia e violência implantada no bairro, o fato de estar sendo comparado com uma favela está mexendo com a autoestima dos moradores. Por ser localizado próximo ao Maciço de Gericinó facilita a rota de fuga dos bandidos, que por dentro da mata, na área do Exército podem chegar a Zona Oeste do Rio. Mas favela não é”, declarou a presidente da Associação de Moradores da Chatuba, Toninha Nogueira.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …