Secretaria de Saúde de Mesquita distribui cinco mil preservativos em caminhada pelo bairro da Chatuba
Funcionários da Unidade Básica de Saúde da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, organizaram uma caminhada em prol da segurança sexual no carnaval nesta quinta-feira, dia 7. Liderados pela enfermeira Armanda Almeida e pelo diretor administrativo da unidade, José Carlos Black, o grupo circulou diversas ruas distribuindo cerca de cinco mil preservativos.
Junto com as camisinhas, o público recebeu também um kit com folhetos e uma cartilha que explicam as formas de prevenção, contágio e tratamento de AIDS, sífilis e hepatites B e C. “Passamos pela área cadastrada e atendida pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde daqui. A ideia é instruir, explicar por que é importante o uso do preservativo. Até mesmo para evitar uma gravidez indesejada. Depois do carnaval, cresce demais o número de gestantes jovens e até mesmo adolescentes”, explica Armanda.
Só em Mesquita, aproximadamente 600 pacientes são atendidos pelo programa de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) – AIDS, localizado no Centro Municipal de Saúde, no Centro da Cidade. O CMS fica na Rua Paraná, 557. Lá, são realizados testes rápidos de HIV, com resultado em apenas 15 minutos. O exame é gratuito, anônimo e está disponível de segunda a sexta-feira.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …