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Brasil e Mundo - Economia e Negócios - Notícias - 1 de abril de 2013

Consumidor rompe tradição e barra de chocolate vira presente de Páscoa

imagesPreço alto. Este foi uma das principais conclusões de um estudo recém-elaborado pela E.life, líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, sobre a repercussão dos consumidores de ovos de Páscoa nas redes sociais. Aproximadamente 16.480 depoimentos no Twitter consistiram em relatos de pessoas que, nesta Páscoa, demonstraram interesse em fugir da tradição e trocar o ovo pelas barras de chocolate como forma de driblar o preço do produto.

No Facebook, as críticas relacionadas ao custo das barras de chocolate em detrimento dos ovos de Páscoa tomaram conta de 22% do total de depoimentos analisados. No Twitter, as publicações referentes ao custo do ovo de Páscoa surgiram em forma de ironia, seguindo uma das características do público que utiliza o microblog.

Os usuários foram enfáticos com “palavras” e por meio do compartilhamento de imagens e notícias sobre os preços dos ovos de chocolate. “A troca de ovos de Páscoa por barras de chocolate é uma tendência que começou de forma pequena em 2012 e cresceu significativamente neste ano”, afirma Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.

Marcas como Cacau Show tiveram destaque. Em geral, os consumidores demostraram satisfação com os preços dos produtos oferecidos nesta Páscoa pela franquia. Houve avaliações positivas também para as marcas Nestlé e Kinder Ovo (Ferrero). Neste caso, os posts destacam qualidade e indicam a preferência de parte dos consumidores da varredura.

Por meio do Buzzmonitor – software oferecido gratuitamente pela E.life e capaz de analisar o buzz nas redes sociais – a empresa avaliou entre os dias 5 a 25 de março de 2013 as menções aos ovos de chocolate, assim como suas associações às seguintes marcas: Arcor, Brasil Cacau, Cacau Show, Ferrero, Garoto, Havanna, Kopenhagem, Lacta e Nestlé. Nesse período foram monitoradas 217.708 publicações relacionadas a ovos, 20% a mais que em 2012.

 

Período de buzz, localização e apps utilizados

 

O estudo da E.life também relevou que o horário em que mais se gerou buzz nas redes sociais – ou seja, quando mais aconteceu postagem sobre o assunto – foi das 17h às 22h. Somente no dia 23 de março os internautas publicaram mais comentários durante o período diurno. Segundo a análise, a maioria dos usuários do Facebook e do Twitter que comentaram o assunto reside em São Paulo. Além da região Sudeste, os demais também se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sul do País. A plataforma mais usada para as publicações foi a Web, ou seja, os sites Facebook.com e Twitter.com. Destacaram-se ainda os posts feitos pelo celular, por meio dos aplicativos do Twitter para Android e iPhone.

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