Pessoas com deficiência ganham cadeiras de rodas, cadeiras de banho e andador em Queimados
A Associação Beneficente Abelardo Brito, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e apoio da Prefeitura de Queimados, distribuiu cadeiras de rodas, de banho e andadores feitos sob medida, para 50 pessoas inicialmente. A iniciativa ainda contou com parceiros de empresas privadas.
Maria dos Santos Bezerra, de 83 anos, que após um acidente cardiovascular ficou impossibilitada de andar, recebeu uma cadeira de rodas e uma de banho, feita sob medida para a ela. Sua filha, Maria da Penha Bezerra, conta das melhorias que a nova cadeira trará para a mãe. “A cadeira que ela usa é muito velhinha e nos causa dificuldades para andar na rua e transitar pelos lugares que precisamos levá-la. Com a nova cadeira a rotina vai ser diferente e, com certeza, a nossa qualidade de vida melhorará. Minha mãe está toda boba com o presente que ganhamos”, diz Maria.
Para a Conselheira Municipal e Presidente da Associação, Selma Brito, conseguir presentear 50 é o primeiro passo para ajudar ainda mais as pessoas com deficiência. “Depois de ter 6 filhos, e um ser cadeirante, brotou em mim o desejo de ajudar mais gente na mesma situação. Essa cadeira que custaria, em média, R$2.000,00 para cada um, saiu de graça para quem mais precisa. O meu desejo é que as pessoas possam viver com mais qualidade e que possamos ampliar ainda mais parcerias das empresas privadas”, destaca Selma.
Segundo o empresário Thiago Figueiredo, da empresa Vale Ouro, o desejo da empresa é poder, na medida do possível, ajudar cada vez mais. “Nossa empresa ainda está começando, mas nosso intuito é sempre investir parte de nossa renda em trabalhos de cunho social. Para nós é uma alegria poder contribuir para melhorar a vida das pessoas”, contou Thiago.
Fazendo valer a máxima de que não apenas o Brasil é “de todos”, mas a cidade de Queimados também, a Prefeitura criou para 2013 a Secretaria de Urbanismo. A pasta, além de possuir atribuições voltadas à logística da cidade, também será uma das principais responsáveis em adequar o município no que diz respeito à acessibilidade. Em agosto, Queimados elaborou e apresentou a Cartilha técnica “Andar Melhor” durante o III Seminário de Calçadas Acessíveis, parte do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, realizado na Firjan, em Nova Iguaçu.
O material elaborado pelo corpo técnico do município de Queimados apresenta soluções para os passeios públicos e diretrizes voltadas para políticas públicas em prol da revitalização e padronização de calçadas, além de informações que visam conscientizar a população de um modo geral sobre a importância de calçadas seguras que sigam os critérios de acessibilidade. Um dos principais objetivos é garantir melhores condições de acesso e locomoção a todos.
Atualmente Queimados conta com, aproximadamente, 14 mil pessoas com deficiência e foi pioneira em todo o estado a levar seu corpo técnico para participar do curso de capacitação Mobilidade Urbana em Calçadas Acessíveis, em parceria com a Ufrj.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …