Saiba que comer durante a gestação
Durante a gestação existem alguns alimentos que se consumidos em excesso podem ser prejudiciais à mãe e ao bebê, e outros que não podem faltar, pois são essenciais para a formação do feto. A nutricionista do Amparo Maternal, Sheila Rodrigues, explica que é preciso fazer uma alimentação balanceada e sempre alimentar-se regularmente, de três em três horas, para evitar excessos durante os períodos das refeições.
“O primeiro conceito que devemos ter sobre alimentação e gestação é de que tudo está em constante transformação. A gestante deixa de pensar em si e passar a pensar por dois, ou seja, nela e no seu bebê em plena formação, portanto, a mãe não precisa se preocupar na quantidade de alimentos ingeridos, e sim na qualidade da alimentação, pensando sempre no desenvolvimento do bebê”, explica a nutricionista. Por isso, é importante saber quais alimentos devem ser evitados e quais devem ser tornar importantes em todas as refeições durante a gestação.
Na lista dos alimentos essenciais para a mãe e para o bebê encontramos os carboidratos (pães e massas) as proteínas que contém o ferro (carnes magras, feijão e verduras escuras como espinafre e couve), que são principais agentes para a formação do bebê. Além disso, a recomendação é de que alimentos que contenham cálcio, vitaminas (A, C, D), magnésio, potássio e fósforo, sejam prioridades na dieta. “É importante à mãe estar atenta às mudanças do corpo, e ser cautelosa na escolha dos alimentos, pois existem alguns alimentos que durante a gestação podem trazer risco ao bebê e podem interferir no desenvolvimento gestacional e interferir no trabalho de parto”, pondera.
As carnes cruas, os frutos do mar e os embutidos (linguiça, salsicha e os frios) estão na lista dos alimentos restritos durante este período até a amamentação, pois trazem um alto risco de contaminação. Outro componente que se ingerido em excesso pode estimular o abortamento espontâneo é a cafeína, mas a nutricionista do Amparo Maternal recomenda que o consumo seja de 100 ml por dia e divididos em dois períodos de 50 ml cada. O açúcar também deve ser consumido com moderação, o recomendável é que sejam ingeridos os sucos in natura sem adição de açúcar, caso a gestante tenha cuidados especiais como gestantes com diabetes gestacional consumo de adoçante é recomendável.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …