Detro divulga as empresas de ônibus com mais reclamações
Ouvidoria do Detro fecha o ano com registro de 7.014 reclamações, várias empresas que atendem a Baixada estão no ranking
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) divulgou seu balanço de atendimento a reclamações do ano passado (2012). Devido ao reforço da equipe de atendimento aos usuários do transporte intermunicipal, foram contabilizados 7.014 registros ao longo do ano. As informações registradas servem como base e diretriz para coordenar ações de fiscalizações promovidas pelo órgão.
Na Baixada, infelizmente tivemos diversas empresas que estão no ranking de reclamações, feitas pelos usuários no período, pelo número geral de registros, são elas: Rio Ita (528), Empresa de Transportes Flores (407), Viação União (404), Auto Viação 1001 (403), Viação Vera Cruz (261), Auto Viação Reginas (255), Transportadora Tinguá (216) e Transturismo Rei – Trel (208).
Quanto as reclamações pela relação de frotas operacionais, as 10 empresas com maior índice de denúncias que atendem ao Estado do Rio foram: Viação Normandy do Triângulo, Empresa de Transportes Braso Lisboa, Viação Ponte Coberta, Nilopolitana, Viação Estrela, Viação União, Auto Ônibus Fagundes, Viação Vera Cruz, Expresso Cruzeiro do Sul e Viação Galo Branco.
Ao longo de 2012, as principais queixas dos usuários foram: não parar no ponto (1829), horário irregular (862), falta de ônibus (365), má conservação (360), descortesia (340), falta de ônibus urbano de duas portas (322), excesso de lotação (245), direção perigosa (242), itinerário alterado (192) e ar-condicionado defeituoso (174).
A “falta de ônibus de duas portas” é uma infração cometida por algumas empresas que trocam os coletivos urbanos pelos rodoviários, como forma de tentar burlar a gratuidade dos idosos, estudantes ou portadores de necessidades especiais.
A população pode solicitar informações sobre o transporte intermunicipal de passageiros ou reclamar sobre os serviços prestados pelas empresas de ônibus ou permissionários de vans na Ouvidoria do Detro, pelo telefone (21) 2332-9535 ou pelo email ouvidoria@detro.rj.gov.br.
Qualquer irregularidade ou abuso feito pelas empresas de ônibus, denuncie ao Detro, sua denúncia e reclamação é ESSENCIAL para que medidas sejam adotadas para a melhoria dos serviços.
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