A alegria do circo marcou o encerramento do EncontrArte
O mundo mágico do circo invadiu o teatro do Sesc Nova Iguaçu no encerramento do 10º EcontrArte – o maior Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense. Os convidados se divertiram a valer com shows de palhaços, bailarinas, malabaristas, trapezistas, pernas de pau e ainda com as belas músicas que os faziam recordar dos tempos de criança. Logo na entrada, apresentações de crianças e jovens do projeto Circo Baixada, de Queimados já dizia o que viria pela frente. O cenário colorido, a alegria contagiante e mais iguarias como pipoca, cachorro-quente, maçã do amor e refrigerantes completaram a festa, que foi preparada com muito carinho pelos organizadores do EncontrArte: Claudina Oliveira, Everton Mesquita, Fábio Mateus, Mario Marcelo e Tiago Costa. Além das apresentações circenses, o evento contou com a banda de música do Bloco Carnavalesco Águia de Mesquita, dos alunos do Studio de Dança Valéria Brito, de Nilópolis e outras atrações que encantaram e divertiram o público.
Um vídeo de abertura sobre o sonho e a perseverança dos produtores em produzir um evento de tamanha grandeza emocionou a todos os presentes. Não faltou também o tradicional parabéns a você, com direito a bolo e tudo. Várias autoridades e artistas da região marcaram presença no EncontrArte que prestou homenagens especiais aos mestres dos circos, o empresário Orlando Orfei, a um dos maiores palhaços brasileiros, Carequinha (in memorian) e ainda ao Circo Baixada, além de colaboradores, como os representantes do governo do Estado Fernanda Buarque e Jorge Gama, a coordenadora de Artes Cênicas da Petrobras, Regina Studart, aos vereadores de Nova Iguaçu, Fernando Cid e Carlos Ferreira, o Ferreirinha, ao secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Anderson Ávila, ao deputado federal Nelson Bornier, ao diretor Caíque Botikay, ao presidente do Sindicato dos Artistas do Estado do Rio de Janeiro (SATED/RJ), Jorge Coutinho e toda a equipe, ao chefe de representação do Ministério da Cultura nos Estados do Rio e Espírito Santo, André Diniz, ao diretor da Escola Nacional de Circo, Zezo Oliveira, a Anderson Marques, o palhaço propaganda do EncontrArte e outros.
“Ontem foi um sonho, hoje o EncontrArte é uma realidade. Não é fácil produzir espetáculos de qualidade e gratuitos para um público que não tem o hábito de ir ao teatro, até mesmo por falta de opção. Durante dez dias, levamos arte e diversão ao público da Baixada Fluminense e região. Agradecemos a Petrobras, nossa patrocinadora, nossa equipe, aos grupos de teatros e também a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a transformação deste projeto em realidade. São 10 anos produzindo cultura e entretenimento ao alcance de todos”, disseram os produtores.
Os vereadores de Nova Iguaçu Ferreirinha e Fernando Cid concederam uma Moção de Aplausos aos produtores pelos 10 anos do EncontrArte. “É de iniciativas culturais como esta que precisamos cada vez mais em nossa região. O EncontrArte forma platéias e permite o acesso gratuito ao teatro de qualidade a crianças, jovens e adultos”, enfatizaram os vereadores. Jorge Gama, Fernanda Buarque, Jorge Coutinho e Anderson Ávila, também parabenizaram a iniciativa e foram unânimes em dizer que a cultura é de suma importância para a qualidade de vida da população. O grande homenageado da noite, o mestre da arte circense no Brasil, o empresário Orlando Orfei, emocionado, agradeceu a lembrança e parabenizou toda a equipe pelo trabalho.
Além das autoridades já citadas, marcaram presenças os atores Durval Meireles, Luiz Valentim, Cláudio Piovesan, Ira de Sena, Chácra, presidente do sindicato dos Cinemas do Rio, o chefe de gabinete da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, Antonio Mendes, que representou o secretário Gutemberg Cardoso, o diretor Ribamar Ribeiro, responsável pelo cerimonial, Sylvia Regina, assessora da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu, jornalistas da região, entre outras.
Mais fotos do encerramento:
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …