Educadores participam de palestra sobre doenças falciformes
Uma das doenças com maior incidência no país e ainda pouco conhecida pela população, a Doença Falciforme foi tema de palestra realizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última sexta-feira, dia 8, na Universidade Geraldo Di Biase (UGB). A doença afeta três em cada 5 mil crianças nascem por ano com traço falcêmico e no Rio de Janeiro este índice passa para um em cada 2 mil crianças nascidas.
O encontro foi voltado a orientadores educacionais e reuniu aproximadamente 100 profissionais, que assistiram palestra ministrada pela coordenadora da Descentralização do Programa de Doença Falciforme do Hemorio em Nova Iguaçu, Denise Moreira.
Para a Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE) da Semed, Aline Medeiros, a finalidade do encontro foi fazer com que os professores reconheçam os primeiros sinais da doença e, assim, ajudem a conduzir a vida escolar desta criança. “Temos estudantes com a doença na rede e devemos olhar com mais atenção estes alunos. As crianças falcêmicas precisam beber bastante água e ir várias vezes ao banheiro”, disse Aline.
Médica do Hospital da Posse, Denise Moreira falou dos principais sintomas da doença, como dor, que em alguns órgãos é comparada a do câncer, mãos e pés inchados, mais comuns em bebês, infecções e alterações no fígado e em vias biliares. Em virtude dos sintomas, como os olhos amarelos, os educadores devem estimular o respeito entre os colegas. “Vocês, como educadores, precisam ter muito jogo de cintura em relação ao respeito entre as crianças”, concluiu Denise.
Presente no encontro, a Orientadora Educacional (O.E) da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, Elisa Nogueira Ramos, afirmou que a partir deste encontro poderá agir de outra forma com crianças que possuam a doença, já que em sua unidade há um aluno falcêmico. “Na ocasião, ao saber que o estudante possuía anemia falciforme, pedi informações aos responsáveis, que passaram as orientações dadas pelo médico”, disse Elisa, acrescentando que espera outros encontros como este.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …