Nova Iguaçu: curso de Libras começa dia 7 de março
Começa no dia 7 de março o curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). No total serão oito aulas, sendo quatro em março e quatro em abril. Cada uma terá a duração de três horas. Serão abertas 30 vagas, 10 destinadas aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, cada Secretaria municipal também poderá indicar funcionários interessados. Um dos objetivos do curso é ensinar Libras para alunos-ouvintes como segunda língua de uso institucional. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Semdpedef (Rua Ataíde Pimenta de Moraes, 528 – Centro – prédio da Prefeitura).
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso, destacou a importância de todas as Secretarias municipais terem em seus quadros um intérprete de Libras. “Isso facilitaria o atendimento ao público”, frisou. O curso, que será ministrado pelo professor Damião Ferreira da Silva, terá lições básicas, mas o objetivo da Prefeitura é montar um mais avançado.
Os principais tópicos abordados nas aulas do curso serão: pronomes interrogativos e pessoais; como a língua de sinais chegou ao Brasil; profissões; meios de transportes; medidas; diálogo em Libras; sociedade inclusiva; saudações e alfabeto manual; advérbios de lugar e de tempo, entre outros itens.
Professor há nove anos, Damião Ferreira da Silva disse que oito aulas dá para começar a conversar com alunos surdos. Ele avalia que para ser um bom intérprete de Libras é necessário um ano e meio de estudos. “Esse curso básico é o pontapé inicial, que será fundamental para quem está aprendendo. Quando um surdo encontra uma pessoa que sabe Libras, é uma felicidade só. Afinal, ele terá alguém para dialogar”, avaliou.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2667-7649 ou pelo email semdpedef@novaiguacu.rj.gov.br
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …