Prefeitura de Nova Iguaçu participará de Campanha de Vacinação contra Gripe
A Prefeitura de Nova Iguaçu dá início à 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que irá até o dia 25 de maio, em todo o país. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar, neste ano, mais de 80% da população prioritária. Com o tema “Proteger é Cuidar. Vacinação contra a gripe”, a campanha inclui todas as unidades e postos de saúde do município durante seu horário de funcionamento.
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam nesta época, inclusive o da influenza A (H1N1), também conhecido como gripe suína. Estão contraindicadas apenas as pessoas que tenham apresentado alergia a ovo de galinha e seus derivados, ou reações graves em campanhas anteriores contra a gripe.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Melo Reis, a campanha de vacinação está em consonância com o pacto firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, que prevê prioridades, metas e indicadores para o fortalecimento da saúde pública. “A vacina aumenta a capacidade de responder às doenças evitando o agravo de saúde e consequentemente reduzindo o adoecimento e a mortalidade. É importante que todos tenham consciência de que isso melhora a resposta das defesas do organismo à doença”, disse.
A campanha também visa a redução da morbimortalidade (impacto das doenças e dos óbitos que incidem em uma população) e as internações hospitalares, causadas pela Influenza, na população com 60 anos ou mais de idade, nos trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para a Influenza, nas crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, nas gestantes, nos pacientes (nas demais faixas etárias) com outras doenças crônicas em curso que indique a necessidade de realização da vacinação, nos povos indígenas e na população carcerária.
Público alvo
O público-alvo prioritário desta campanha contra influenza são as pessoas com mais de 60 anos, gestantes (em todos os períodos da gestação), crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas. E, pela primeira vez, a população prisional. O profissional de saúde que deverá ser vacinado é aquele que exerce as atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecção respiratória, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o andamento dos serviços. Os pacientes com doenças crônicas devem ser vacinados mediante indicação médica, conforme as indicações do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). A vacinação contra Influenza, em gestantes, está indicada pelo Ministério da Saúde com garantia de segurança em qualquer idade gestacional, sendo uma estratégia eficaz para proteção da mãe e do lactente.
A vacina destinada à população prisional será distribuída após a campanha, sendo que o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com o Programa de Imunização/SAVS/Semusdec em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos).
A Influenza
A Influenza (gripe) è uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente nariz, garganta e brônquios. O vírus da Influenza é um dos causadores de cerca de 75% das infecções respiratórias em crianças e pessoas com mais de 60 anos, sendo a principal ação preventiva a vacinação. O contágio ocorre através do contato direto com secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, através das mãos que tiveram contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …