Semana do Deficiente é encerrada em grande estilo em Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, no último sábado (27/08), no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar, cujo tema foi: “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. Um dos objetivos do evento foi analisar os avanços, as ameaças e as perspectivas do direito humano à adequação adequada e saudável. Foram escolhidos nove delegados que irão participar da Conferência Estadual, que ainda não tem data definida. De acordo co dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência (Semaspv), Nova Iguaçu tem cerca de 48 mil famílias em situação de risco alimentar.
O secretário municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência, Sebastião Berriel, explicou que, através de uma parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) possibilitou que o município receba a doação de 70 toneladas de alimentos por mês, que são doados a entidades que realizam trabalhos assistenciais com famílias carentes. “Temos o Programa do Leite, que beneficia 10 mil famílias. Nossa meta é estendê-lo para mais 20 mil famílias. A prefeita Sheila Gama tem nos dados todo o suporte para desenvolvermos nosso trabalhão e oferecer melhor qualidade de vida à população”, concluiu Berriel, destacando que uma de suas primeiras medidas quando assumiu a Secretaria foi reativar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Regina Maria Carvalhaes, enfatizou que uma das piores fases da insegurança alimentar é a que é denominada de grave. Nela estão incluídas pessoas que passam necessidade diariamente e cuja renda per capita não ultrapassa a R$ 140. “Segurança alimentar não é só ter comida. É também ter um alimento saudável, livre de agrotóxicos, por exemplo.”, disse.
De acordo com o padre Geraldo, a luta contra a insegurança alimentar em Nova Iguaçu é histórica, pois em 1984 começou a ocupação do mutirão de Campo Alegre, área agrícola que fica no limite com o município de Queimados. “O fundamental é garantirmos alimentação e saúde para todos”, argumentou.
A Conferência debateu diversos temas como o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e o Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Durante o evento, o secretário Sebastião Berriel homenageou com moção de aplausos e congratulações o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maulori Cabral, e o pesquisador e analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz, Genilton José Vieira.
Participaram ainda da Conferência a presidente da Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu (MAB), Isabel Sena; o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Ricardo de Oliveira Pinheiro; o coordenador dos Conselhos Municipais, Luiz Henrique Ribeiro, e representantes da sociedade civil.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …