Paracambi formou guardas ambientais
Os futuros guardas, além de executarem tarefas de proteção ao meio ambiente realizarão tarefas de resgate de turistas em matas e florestas e patrulhamento nas margens da PCH. Foram 300 horas de curso que permitem treinamento em várias modalidades como sobrevivência em floresta, técnica de imobilização, primeiros socorros, escalada, combate ao fogo, procedimento para fiscalização de denúncias de caça e sequestro de animais silvestres e como e onde levar os animais resgatados.
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Toledo, falou sobre o avanço de Paracambi na questão ambiental. Ele citou a extinção do antigo lixão, a futura inauguração do aterro sanitário, a preservação do parque do curió, a criação da APA, Saudoso-São José, e o apoio da ONG Onda Verde, na construção do Horto Municipal em parceria com a Ligth-ger, a construção da estação de tratamento de esgoto, o Programa de Reflorestamento da Mata Atlântica, a implantação do primeiro bosque de pau-brasil do Estado, a coleta de lixo hospitalar por empresa licenciada pela Feema, a luta dos vereadores contra a capina química realizada pela SuperVia no leito ferroviário, a implantação das hortas orgânicas que abastecem a merenda e o Reflorir que reaproveita pneus velhos.
“Vocês têm a oportunidade de participar dessa qualificação de ponta, que é a formação da guarda ambiental de Paracambi. Nossa cidade saiu de 2009 com menos de R$ 250 mil de ICMS ecológico para uma projeção em 2012 de R$ 2 milhões e 300 mil. Isso porque nosso município está fazendo o dever de casa na questão ambiental. Essa qualificação permitirá que vocês venham a aumentar o quadro de nossa brigada. Desejo boa sorte a todos e muito obrigado”, disse o secretário encerrando a palestra.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …