Bairros do Rio e da Baixada Fluminense poderão ficar sem abastecimento de água
Em atendimento a uma solicitação da Light, que realizará manutenção no Complexo de Fontes e Nilo Peçanha, em Piraí, a Nova Cedae interrompeu, nesta quinta-feira, a operação do sistema de abastecimento de Ribeirão das Lajes. A Cedae deixará de fornecer cinco mil litros de água por segundo a vários bairros do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
O abastecimento de água foi paralisado nos bairros de Campo Grande, Bangu, Vila Kennedy, Realengo, Padre Miguel, Deodoro, Marechal Hermes, Guadalupe, Honório Gurgel, Bento Ribeiro, Rocha Miranda, Cavalcante, Tomás Coelho, Vila Cosmos, Inhaúma, Higienópolis, Ilha do Fundão, Ilha do Governador, Caju, Ramos, Olaria, Bonsucesso, Manguinhos, Rocha, Benfica, Riachuelo, São Francisco Xavier e Centro, na cidade do Rio de Janeiro; no distrito de Engenheiro Pedreira e na Zona Industrial de Queimados e nos municípios de Paracambi, Itaguaí e Seropédica.
O abastecimento pleno de todas as localidades destes bairros deve ser normalizado no máximo até 48 horas após a conclusão dos trabalhos. Os consumidores devem economizar água, enchendo previamente seus sistemas de reservação como cisternas e caixas d’água. Até a normalização, os moradores devem evitar desperdícios como lavar carros e calçadas, tomar banhos demorados, escovar os dentes com as torneiras abertas e regar plantas de maneira demorada.
A manutenção preventiva, que será realizada pela Light, somente foi possível devidos aos estudos dos técnicos da Cedae em parceria com a concessionária de energia elétrica e após a aprovação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que conseguiram planejar a melhor forma de executar a operação com menor tempo de paralisação do sistema de água de Ribeirão das Lajes.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …