Home Notícias Secretária de Saúde de Queimados comemora novas políticas de saúde para a cidade
Notícias - Queimados - 6 de março de 2013

Secretária de Saúde de Queimados comemora novas políticas de saúde para a cidade

Melhorar, reformar e ampliar a atenção básica de saúde são alguns desafios que os secretários municipais terão pelos próximos quatro anos. Cerca de 2 mil secretários, das 435 Regiões de Saúde existentes no País, estiveram presentes no encontro Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília no último mês. O primeiro seminário reacendeu esperanças para os municípios pequenos do Brasil e Queimados tem grandes expectativas para melhorar e ampliar os atendimento das UBS e ampliação de alguns programas como o Brasil sorridente, por exemplo.

 

A secretária de saúde de Queimados, Dr.ª Fátima Cristina já faz planos para o futuro. “Estou muito feliz com o encontro. Voltamos de lá com mais esperança de que possamos fazer uma gestão de saúde mais humanizada com serviços mais rápidos e eficientes para a população. Iremos tocar grandes projetos como o Brasil Sorridente que vai resolver problemas de média e alta complexidade odontológica, oferecendo tratamentos mais avançados como canal, correção dentária, aparelhos, entre outros, que hoje não temos na rede de atenção básica”, explicou a secretária, que ficou cinco dias no Distrito Federal, por conta do seminário.

Drª Fátima Cristina Sanches
Drª Fátima Cristina Sanches

 

Uma das portarias apresentadas beneficia os agentes comunitários de saúde, com a fixação do valor de R$ 950 por agente a cada mês como incentivo financeiro. O valor praticado atualmente era de R$ 871/mês. Foi assinada ainda, a portaria que permite que todos os municípios do Brasil tenham pelo menos uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A portaria cria a modalidade 3 (de uma a duas equipes), e redefine os parâmetros de vinculação das modalidades 1 (de cinco a nove equipes) e 2 (de três a quatro equipes). Esta redefinição representa um aumento do teto de implantação dos NASFs para os municípios, com ampliação dos repasses financeiros federais. O NASF é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …