Home Agenda Cultural Comédia ‘Amor confesso’ leva contos de Artur Azevedo ao SESC São João de Meriti

Comédia ‘Amor confesso’ leva contos de Artur Azevedo ao SESC São João de Meriti

Dois atores, duas cadeiras, um autor, oito contos e uma questão: casar ou não casar? Os atores Claudia Ventura e Alexandre Dantas interpretam um casal que, prestes a se casar, resolve montar uma peça: “Amor confesso”. Para confessar esse amor, escolhem contos de Artur Azevedo. Durante os ensaios, porém, eles descobrem que a maioria das histórias não tem final feliz. Horas antes da cerimônia, eles estão no palco dividindo com o público a dúvida entre se casar ou não. Mais uma vez, vida e arte se misturam. A comédia estará em cartaz no SESC São João de Meriti, nos dias 4 de setembro, às 10h e às 15h, e 29 de setembro, às 20h.

 

“Amor confesso” busca popularizar a obra de Artur Azevedo apresentando ao público o contista, faceta menos conhecida do autor de “Amor por anexins” e “A Capital Federal”, e criador da tradição das revistas de ano. Sua obra retrata a cidade do Rio de Janeiro, seus costumes na passagem da Monarquia para a República e desperta nos leitores/público do século XXI a surpresa de ver que as mazelas sociais se repetem mais de cem anos após sua morte.

 

Com direção de Inez Viana (indicada ao Prêmio Shell 2012 de direção e vencedora do Prêmio Contigo de melhor espetáculo, por “As conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna), o espetáculo da Cia. Falácia dá continuidade à investigação sobre a linguagem narrativa e sobre as questões humanas iniciada em “A igreja do Diabo”, de Machado de Assis (2008). No elenco, Alexandre Dantas e Claudia Ventura dividem o palco com o pianista e ator Rodrigo Alzuguir.

 

A interseção entre a literatura e o teatro é o objeto de pesquisa da Cia. Falácia.  Através da linguagem narrativa, transitando entre a contação e a vivência da própria história, são criados espetáculos que estabelecem uma relação direta com o espectador, transformando-o em cúmplice da cena, além de atrair leitores – mergulhados num mundo repleto de apelos visuais – para a literatura. Em “Amor confesso”, além da linguagem narrativa, os atores usam a música e diferentes gêneros teatrais como melodrama, farsa e comédia musical para dar voz aos diversos personagens dos contos de Artur Azevedo, cuja obra é marcada pela relação direta com o leitor, através de um olhar arguto, crítico e bem humorado.

 

Cia. Falácia

Alexandre Dantas e Claudia Ventura trabalham juntos desde 1991, quando participaram da montagem de “Macbeth”, de William Shakespeare, na UniRio. A partir de 1997, os dois dividiram a cena nos espetáculos “A Capital Federal”, “Forrobodó”, “Um choro na cidade Nova”, “Alcassino e Nicoleta” e Hamelin (sob a direção de André Paes Leme); “A serpente”, “O jogo do amor” e “Henrique IV” (com a companhia Teatro do Pequeno Gesto, sob a direção de Antonio Guedes); “Antonio Maria, a noite é uma criança”, “Ai que saudades do Lago” e “Aquarelas do Ary” (Núcleo Informal de Teatro, sob a direção de Joana Lebreiro). Em 2008, criaram a Cia. Falácia e montaram o espetáculo “A igreja do Diabo”, baseado no conto homônimo de Machado de Assis.

 

Serviço

“Amor confesso”

SESC São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66. Tel.: 2755-7070

4/9, 10h e 15h

29/9, 20h

Ingressos: Grátis (associados SESC Rio), R$ 6 (estudantes, jovens de até 21 anos e maiores de 60 anos) e R$ 12 (inteira)

Capacidade: 348 lugares

Classificação etária: 10 anos

Duração: 90 minutos

 

Ficha técnica

Direção: Inez Viana

Autor: Artur Azevedo

Elenco: Claudia Ventura e Alexandre Dantas

Pianista: Rodrigo Alzuguir

Direção musical: Marcelo Alonso Neves

Cenário e figurino: Carlos Alberto Nunes

Direção de produção: Cia. Falácia

 

Os contos

Como o diabo as arma!

Paulino, marido irrepreensível em cidade onde os maridos irrepreensíveis são raríssimos, está prestes a trair. No entanto, descobre que o traído é ele.

 

Vingança

A pedido do Comendador Cardoso, a atriz Madame D’Arbois abandona o teatro para se casar. Mas ela sente nostalgia dos bastidores e volta aos palcos e se torna amante do primeiro ator. Flagrada por Cardoso, torna-se vítima de sua vingança.

 

Sabina

Figueiredo quer se casar com Sabina. Ela não quer. Ele se cansa dessa relação e, para se livrar dela, a acusa de uma traição que nunca aconteceu. Para sua surpresa, ela assume esta traição, o que o enche de ciúmes. E o seu amor extinto desperta mais violento e impetuoso que nunca.

 

Toc toc toc

Borges quer se casar com Idalina, mas só a conhece de vê-la à janela da casa paterna. Toda a cidade sabe que a moça tem um defeito. Para ele o defeito é o passado da mãe da moça, uma mulher de vida alegre. Quando a pede em casamento, porém, Borges descobre que o tal defeito é a falta de uma perna.

 

A melhor amiga

A mais ingênua e virtuosa das esposas, dona Ritinha Torres tem a dolorosa certeza de que o marido a engana com uma vizinha. Desesperada, pede conselhos a sua melhor amiga sem saber que ela é a verdadeira amante.

 

A ama-seca

Dona Eufêmia parte às pressas para Juiz de Fora. Remígio, que nunca havia passado uma noite longe de sua mulher, passeia de bonde pela cidade para iludir a saudade. Até que numa noite é tentado por Antonieta, mulatinha dengosa e bonita. Quando Dona Eufêmia volta, contrata uma nova ama-seca para o caçula: uma mulata chamada Antonieta.

 

Incêndio no Polytheama

Romualdo foi até bem poucos dias o modelo mais completo da fidelidade conjugal, até ser tentado por uma linda mulher. Para viver essa aventura, ele mente dizendo que seu patrão o convidou para ir à ópera. No dia seguinte, dona Vicentina, sua mulher, descobre pelo jornal que o teatro pegou fogo.

 

Uma aposta

Simplício Gomes ama Dudu, mas se acha tão insignificante, e ela tão linda, que não tem coragem de se declarar. Ela, por seu lado, finge ignorar que ele a ama. Ele adivinha os menores desejos de Dudu e para realizá-los recorre ao ardil de uma aposta. Seu medo é que ela se apaixone por outro homem – o que não demora a acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …