Feira de artesanato vai homenagear São João de Meriti
Chaveiros, enfeites de geladeira, porta-chaves, porta-recado, caixas multiusos. Estes são alguns produtos que serão vendidos durante a feira de artesanato que fará parte do FLIDAM – I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti. O objetivo é produzir lembrancinhas com o nome do município, como souvenir para os visitantes que passarão na cidade durante os quatro dias do festival, que começa nesta quarta, dia 20. O material está sendo produzido pelas alunas da oficina de artesanato do Complexo Cultural Kenedi Jaime de Souza Freitas. A iniciativa é da prefeitura, por meio da secretaria de Cultura.
“Além de várias iniciativas voltadas para a semana da consciência negra durante a FLIDAM, os visitantes terão a oportunidade de contribuir para a economia criativa do município com a feira de artesanato. A prefeitura acredita na geração de renda através da cultura, por isso estamos dando esta oportunidade para os artesãos do complexo cultural venderem seus produtos durante o festival”, explica a secretária de cultura, Fernanda Braga.
A feira de artesanato ficará montada na Praça da Matriz, no Centro do município. Na quarta-feira, dia 20, a feira começará às 14h. Já nos dias 21 a 23 os artesãos farão a exposição de seus produtos no local, das 8h às 18h. “Esperamos vender bastante, pois todos os produtos estão lindos”, disse Débora Cristina de Carvalho Teixeira, aluna da oficina.
Fruto de uma parceria da Prefeitura de São João de Meriti com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM), o FLIDAM é o primeiro evento na cidade a tratar apenas da cultura negra. O festival terá palestras, feira literária, espetáculos artísticos, circuito gastronômico e exposições.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …
