Meriti apresenta novo processo eletrônico de multa
A Prefeitura de São João de Meriti está investindo em tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Na secretaria de Segurança e Transporte a novidade é o processo de emissão de multa, que passa a ser todo informatizado a partir da sexta-feira, 6 de setembro. A ação pioneira na Baixada Fluminense foi anunciada nesta terça-feira, 3, no auditório do Meriti Previ, em Vilar dos Teles, e reuniu equipes da Guarda Municipal e da CET Meriti (Companhia de Engenharia de Transito) e o responsável pela pasta da área, Romão Vilaça.
Durante o encontro foram distribuídos kits contendo um PDA, dispositivo móvel ligado à internet, e uma impressora portátil para gerar autos de infração eletrônica. Trinta guardas municipais, que esta semana participam de treinamento para a utilização do equipamento, atuarão em pontos estratégicos do município. “O sistema já está preparado para receber infrações estaduais e de Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito (BRAT) e, em médio prazo, vamos começar a prestar esses serviços”, afirma o secretário Vilaça.
Os agentes de trânsito precisarão apenas da placa ou chassi do veículo para aplicar a multa e poderão, também, realizar conferência do CPF do condutor na base de dados. Com a ajuda da impressora portátil, ligada por tecnologia Bluetooth, uma cópia impressa da multa poderá ser entregue ao infrator no ato. Após a finalização da ocorrência, os dados são enviados, automaticamente, para a central na secretaria municipal de Segurança e Transporte e em seguida para a base do Detran. O aparelho ainda permite que o agente registre a ocorrência através de foto e vídeo. “Vamos diminuir de 25% para 0,03% a incidência de erros. Além de tornar o processo de auto de infração menos burocrático, mais ecológico e transparente à população”, explica Vilaça.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …